Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024017
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Set-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MAEDA, S.
GOMES, J. B. V.
BOGNOLA, I. A.
COSTA, E. R. de O.
Informaçães Adicionais: SHIZUO MAEDA, CNPF; JOAO BOSCO VASCONCELLOS GOMES, CNPF; ITAMAR ANTONIO BOGNOLA, CNPF; Epitágoras Rodison de Oliveira Costa, CVG.
Título: Nutrição e crescimento do eucalipto submetido à aplicação de resíduo celulósico, calcário dolomítico e cinza de madeira.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Eucalyptus benthammii
Espécie exótica
Produtividade florestal.
Conteúdo: A aplicação de resíduos do processamento da madeira em solos florestais é uma forma de disposição que pode atender a questão legal envolvida ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade do sítio florestal melhorando/mantendo a fertilidade do solo. O objetivo desse trabalho foi o de avaliar a viabilidade técnica do uso do lodo gerado na estação de efluentes da reciclagem de papel e da cinza de madeira gerada em caldeiras auxiliares de geração de energia como insumo florestal. Uma dose, estimada com base no pH SMP para elevar o pH a 5,5, de lodo celulósico, cinza de madeira e calcário dolomítico além de uma testemunha sem aplicação de produtos foi estudada em bloco ao acaso e quatro repetições. Foi realizada uma adubação básica com NPK, considerada adequada para o crescimento das árvores de Eucalyptus benthammii. A maior produtividade de madeira foi obtida com a aplicação de cinza, seguida pelo calcário dolomítico. As produtividades do lodo celulósico e da testemunha foram os menores e estatisticamente iguais entre si. O solo utilizado tem baixos teores de nutrientes e esse resultado, provavelmente, se deve à maior presença de nutrientes na cinza, seguido pelo calcário dolomitico, com presença de cálcio e magnésio, enquanto o lodo tem elevado teor de cálcio e reduzido de magnésio o que resultou em problemas de absorção de magnésio. A cinza de madeira mostrou-se, até o momento, como mais eficiente insumo quando comparado com o lodo celulósico e o calcário dolomítico.
Thesagro: Eucalipto
Fertilidade do Solo
Nutrição
Resíduo.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015S.MaedaCBCSNutricao.pdf111,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace