Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024223
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: IBARR, M. A.
DIECKOW, J.
ZANATTA, J. A.
RACHWAL, M. F. G.
HIGA, R. C. V.
BREVILLIERI, R. C.
Additional Information: Mariana Alves Ibarr, Estudante de Pós-Graduação UFPR; Jeferson Dieckow, UFPR; JOSILEIA ACORDI ZANATTA, CNPF; MARCOS FERNANDO GLUCK RACHWAL, CNPF; ROSANA CLARA VICTORIA HIGA, CNPF; Reinaldo Carlos Brevillieri, Estudante de Pós-Graduação UFPR.
Title: Estoques de carbono e nitrogênio em Latossolo sob pinus com diferentes idades e ciclos de cultivo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema florestal
Sequestro de carbono.
Description: As altas taxas de crescimento e o manejo do solo dos plantios florestais constituem fatores que favorecem o sequestro do dióxido de carbono atmosférico. Estes fatores aliados ao ciclo da cultura florestal podem favorecer maior aporte de resíduos e assim incrementar os estoques de carbono e nitrogênio do solo. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de plantios de pinus sob diferentes ciclos de cultivo nos estoques de carbono e nitrogênio do solo. O trabalho foi desenvolvido em Telêmaco Borba – PR, sob um Latossolo Vermelho de textura argilosa. Os tratamentos avaliados foram Floresta Estacional Semidecidual (MN), plantios de Pinus taeda com 29 e 37 anos em primeira rotação e com 1, 8 e 17 anos em segunda rotação. Amostras de solo foram coletadas em subcamadas até 100 cm de profundidade. Os teores de carbono orgânico total (COT) e nitrogênio total (NT) foram determinados por combustão seca em analisador elementar. A conversão de MN, e, o aumento da idade do pinus em primeira rotação, diminuiu os teores de COT e NT. Em segunda rotação, o aumento da idade diminuiu os teores de COT e NT em superfície e aumentou em subsuperfície. Os estoques de COT e NT das camadas 0-20, 0-60 e 0-100 cm apresentaram tendência de diminuição conforme o período de rotação, aumentando entre uma e outra. A idade e o ciclo de cultivo das florestas plantadas afetaram os teores de C e N do solo, no entanto, sem efeitos percebidos até o momento.
Thesagro: Matéria Orgânica.
Data Created: 2015-09-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015JosileiaCBCSEstoques.pdf205,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace