Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024226
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, E. B. de
SOUSA, L. P. de
SANTOS, L. M. F. dos
GOBOR, D.
MORIS, A. C.
MAXIMIANO, G. A.
TINA, V. S.
Additional Information: EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF; LETICIA PENNO DERETI, CNPF; Luiz Marcos Feitosa dos Santos, EMATER PR; David Gobor, Instituto Ambiental do Paraná; Alberto Carlos Moris, EMATER PR; Gracie Abad Maximiano, SEMA-PR; Vinicius Silva Tina, EMATER PR.
Title: Sistemas mistos de espécies florestais nativas com eucalipto em propriedades rurais familiares na região Noroeste do estado do Paraná.
Publisher: In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Pages: p. 278-288.
Language: pt_BR
Notes: Capítulo 24.
Keywords: Serviço ambiental
Propriedade rural familiar.
Description: A regeneração natural e o crescimento de espécies florestais nativas sob plantações de eucalipto têm sido relatadas em vários artigos científicos. Com manejo adequado, estes sistemas possibilitam vários serviços ambientais, como conservação e restauração da diversidade biológica e captura de gases de efeito estufa (GEE). Com base em um modelo formatado como um projeto de mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) florestal, produtores rurais familiares implantaram plantios mistos, com faixas de eucalipto e de espécies nativas, em áreas de pastagem degradada, em seis municípios na região noroeste do estado do Paraná. Os plantios integram o projeto “Implantação e manejo de florestas em pequenas propriedades no estado do Paraná”, coordenado pelo Programa Paraná Biodiversidade, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), envolvendo Emater, Embrapa Florestas, IAP, SEPL e SEAB. Os sistemas visaram à recomposição da vegetação em áreas de reserva legal (RL), utilizando o eucalipto como uma espécie facilitadora e com madeira propícia a acréscimos à renda dos produtores. No presente trabalho são apresentados detalhes do projeto e resultados da produção de madeira de eucalipto, carbono sequestrado e crescimento das espécies nativas. O crescimento e produção dos eucaliptos foram avaliados em seis plantios, sendo que em dois deles foram avaliadas as nativas. A regeneração natural das espécies nativas apresentou, nestes dois plantios, 15 espécies com bom crescimento, o que deve garantir a sobrevivência das mesmas nos períodos de seca comuns na região. Os resultados indicaram que a produtividade dos eucaliptos pode ser considerada satisfatória e tem potencial para aumentar e melhorar significativamente a renda das áreas convertidas. Concluiu-se que este modelo inovador é plenamente viável, pois concilia conservação ambiental, conservação genética de espécies ameaçadas ou em risco de extinção, garantindo a sobrevivência de populações locais dessas espécies; produção econômica e inclusão social, pois gera renda com a produção florestal e venda de carbono.
Thesagro: Eucalipto.
Data Created: 2015-09-17
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EdilsonLivroServicosAmbientais.pdf344,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace