Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024300
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RUDNICK, V. A. de S.
SCHLINDWEIN, J. A.
MARCOLAN, A. L.
CAVALCANTE, N. C.
MILITÃO, J. S. T. L.
MACHADO, A. P.
Additional Information: Vaneide Araújo de Sousa Rudnick, UNIR; Jairo André Schlindwein, UNIR; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; Numydia Carvalho Cavalcante, UNIR; Julio Sancho Teixeira Linhares Militão, UNIR; Ana Paula Machado, UNIR.
Title: Efeito do uso e manejo da pastagem na fertilidade do solo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Atributos químicos
Mata nativa
Sustentabilidade
Description: A sustentabilidade das pastagens tem relação estreita com o manejo do solo. Deste modo há uma relação com o nível de nutrientes e sua ciclagem, com a produtividade e sustentabilidade dos sistemas de pastagem. Em Rondônia o uso e manejo inadequado das pastagens têm levado a uma redução na capacidade de suporte e produtividade. Este estudo buscou identificar as condições de fertilidade dos solos em pastagens com diferentes manejos em relação à mata nativa (floresta). Visando há relação entre a degradação do solo e o manejo utilizado. As coletas de solo foram realizadas no mês de Novembro de 2013, em três propriedades rurais no estado de Rondônia, nos municípios de Alvorada d?Oeste, Candeias do Jamari e Rolim de Moura, amostrando os solos em pastagens com diferentes níveis visuais de degradação, sendo feitas em duas profundidades de 0-10 cm e 10-20 cm. Os atributos de fertilidade avaliados foram pH em água e SMP, Ca, Mg, P, K, Al, Al+H, saturação por bases (V%), saturação por alumínio (m%) e matéria orgânica (MO). O solo de mata nativa dos locais avaliados, de modo geral, apresentou se mais ácidos e com maior teor de matéria orgânica quando comparados com o solo de pastagem. Houve melhora dos atributos químicos do solo com pastagem (pH, CTC, Ca, Mg, K e V%) em relação à mata nativa no tratamento P14 devido à realização de calagem e adubação no local Alvorada d?Oeste.
Data Created: 2015-09-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2292efeito.pdf327,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace