Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024484
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: SOARES, M. T. S.
FROUFE, L. C. M.
Additional Information: MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CPAP; LUIS CLAUDIO MARANHAO FROUFE, CNPF.
Title: Estimativa de ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais por meio da produção e decomposição de serapilheira.
Publisher: In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF: Embrapa, 2015.
Pages: p. 155-170.
Language: pt_BR
Notes: Capítulo 11.
Keywords: Indicador ambiental
Serviço ecossistêmico
Deposição de serapilheira
Sistema florestal
Description: A ciclagem de nutrientes está categorizada pela Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) como um serviço ecossistêmico de suporte, ou seja, relacionado aos mecanismos naturais necessários para que os outros serviços (de provisão, reguladores e culturais) existam. Em sistemas naturais, em florestas manejadas e em sistemas agrícolas e pecuários conservacionistas, a serapilheira representa um elo importante no ciclo orgânico de produção-decomposição, atuando na superfície do solo como um regulador dos processos de entradas e saídas, recebendo carbono e nutrientes via vegetação (entrada), e suprindo o solo e as raízes com nutrientes e matéria orgânica (saída). Esta última via assume vital importância por estar associada ao uso racional de nutrientes no sistema solo-planta, à economia no uso de insumos e à redução de perdas por emissões atmosféricas, à lixiviação e a outras formas de contaminação hídrica. O estudo da dinâmica da serapilheira pode ser um importante indicador do estabelecimento e da manutenção da ciclagem biogeoquímica de nutrientes, ao possibilitar a inferência sobre o grau de degradação ou reconstituição de funções ecossistêmicas de ambientes em reabilitação, bem como acompanhar os processos responsáveis pela manutenção dos estoques de carbono e de nutrientes minerais no solo. Neste capitulo são apresentados conceitos, métodos utilizados e exemplos de estudos da serapilheira para a avaliação da ciclagem de nutrientes em sistemas florestais.
Data Created: 2015-09-21
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FroufeLivroServicosAmbientaisCap11.pdf284,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace