Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025353
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Set-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRAZ, E. M.
MATTOS, P. P. de
CANETTI, A.
THAINES, F.
RUY, C. C.
MARTINS, L. P.
Informaçães Adicionais: EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; Aline Canetti; Fabio Thaines; Camila Castilla Ruy; Luciellen Pereira Martins.
Título: Planejamento do segundo ciclo de Manilkara huberi (Ducke) Standl. no estado do Acre.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 6., 2015, Santa Maria. Planejamento e desenvolvimento. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
Páginas: p. 453-462.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Manejo florestal
Recuperação volumétrica
Sustentabilidade
Ciclo de corte.
Conteúdo: O manejo das florestas naturais tropicais não considera estratégias de melhoria da capacidade de recuperação da floresta. A maçaranduba (Manilkara huberi (Ducke) Standl) é uma espécie de grande valor econômico para o estado do Acre e para a Amazônia como um todo. Entretanto: sua extração, como das demais espécies, não considera a adequação da estrutura remanescente para uma melhor recuperação. Independentemente deste fator, muitas avaliações ou simulações de recuperação das espécies individualmente não atingem 100%, causando discussões e controvérsias sobre a capacidade do manejo florestal ser ferramenta capaz de garantir a sustentabilidade da floresta de produção. Este trabalho visa sugerir estratégias de otimização da estrutura diamétrica no primeiro corte visando uma melhor recuperação no segundo ciclo. O trabalho mostrou que a maçaranduba possui distribuições diamétricas diferenciadas que também implicam em estratégias diferentes. O trabalho também discute o conceito de "sustentabilidade" e recuperação adequada pós-exploração da espécie e analisa restrições que limitam ciclos de corte muito longos.
Thesagro: Manilkara Huberi.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
digitalizar0056.pdf9,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace