Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025467
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENESES, F. M. N.
PRIMO, A. A.
VIEIRA, L. V.
MELO, M. D.
FERNANDES, J. K. S.
SOUZA, H. A. de
Additional Information: Francisco Mário Nascimento Meneses, Pós-graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE; Anacláudia Alves Primo, Pós-graduação -UVA - Sobral, CE; Lucas Vasconcelos Vieira, Pós-graduação - Crop, Soil and Environmental; University of Arkansas; Maria Diana Melo, Graduação -UVA - Sobral, CE; José Kioma Sousa Fernandes, Graduação -UVA - Sobral, CE; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CNPC.
Title: Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no semiárido cearense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 4 f.
Language: pt_BR
Keywords: Sistemas agroflorestais
Integração lavoura-pecuária-floresta
Atributos químicos
ILPF
Brasil
Semiárido
Agroforestry systems.
Description: Resumo: O objetivo desse estudo foi comparar sistemas de manejo tradicional e agrossilvipastoris por meio da avaliação dos atributos químicos do solo em sistemas implantados e consolidados no semiáridos cearense. A avaliação de atributos químicos do solo pode auxiliar no manejo e na escolha de sistemas mais conservacionistas, principalmente, em situações em que há baixo emprego de insumos externos. Comparou-se os seguintes sistemas: agrossilvipastoril (culturas agrícolas: milho, sorgo com posterior entrada de caprinos e ovinos na área e árvores nativas perfazendo incidência luminosa de 80%); silvipastoril (pastagem nativa e árvores nativas perfazendo incidência luminosa de 60%); tradicional (área cultivada com consórcio de milho e feijão sem uso de insumos e atualmente em pousio por 7 anos); mata nativa (área de referência ? vegetação Caatinga). Os atributos químicos do solo foram mensurados no fim da estação chuvosa de 2013 (maio/junho) manejos. O esquema experimental adotado foi em parcelas subdivididas, sendo as parcelas os manejos e as subparcelas as profundidades (0-0,10 e 0,10-0,20 m); com cinco repetições. Os sistemas agrossilvipastoril e silvipastorial apresentarem maiores valores de fertilidade do solo em detrimento a manejos tradicionais.
Thesagro: Fertilidade do solo
NAL Thesaurus: Soil fertility
Semiarid soils
Brazil.
Data Created: 2015-09-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC2015Avaliacaodosatributos.pdf139,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace