Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025575
Title: Propriedades físicas de solo cultivado com capim-elefante fertilizado com composto orgânico oriundo de resíduos da produção e abate de caprinos e ovinos.
Authors: PEREIRA, G. de a. C.
MENESES, A. J. G.
PRIMO, A. A.
MELO, M. D.
POMPEU, R. C. F. F.
SOUZA, H. A. de
Affiliation: Graziella de Andrade Carvalho Pereira, Pós-graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE; Abner José Girão Meneses, Pós-graduação - Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE; Anacláudia Alves Primo, Pós-graduação - UVA - Sobral, CE; Maria Diana Melo, Graduação - UVA - Sobral, CE; ROBERTO CLAUDIO FERNANDES F POMPEU, CNPC; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CNPC.
Date Issued: 2015
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 3 f.
Description: Resumo: A utilização agrícola de resíduos cujo descarte indevido pode causar impactos negativos ao ambiente, é alternativa importante para sistemas produtivos. Com isso, objetivou-se avaliar as características físicas do solo em área de capim-elefante submetido a doses de composto proveniente de resíduos da produção e abate de pequenos ruminantes. O esquema experimental adotado foi em parcelas subdivididas, sendo as parcelas doses de composto orgânico proveniente de resíduos da criação e abate de caprinos e ovinos (0; 13,3; 26,6; 39,9; 52,3; 79,8 t ha-1) e as subparcelas as profundidades de coletas (0-0,025; 0,025-0,050 e 0,050-0,10 m), em 4 blocos. Para avaliação dos atributos físicos foram mensuradas as seguintes variáveis: densidade do solo; densidade de partículas; porosidade total; umidade gravimétrica e umidade volumétrica; coletadas em amostras indeformadas. Para o fator profundidade houve significância para todas as variáveis estudadas. Para densidades, global e de partículas, o resultado foi semelhante para ambas, cujas camadas mais superficiais apresentaram menor densidade frente à camada mais subsuperficial. A aplicação do composto orgânico proveniente de resíduos da produção e abate de pequenos ruminantes proporcionou incremento na umidade gravimétrica. As camadas superficiais apresentaram superioridade para umidade volumétrica e porosidade do solo.
Thesagro: Compostagem
Pennisetum purpureum
Ovino
Caprino
Abate
Adubo orgânico
Solo
Capim elefante
NAL Thesaurus: Composting
Organic fertilizers
Sheep
Goats
Keywords: Semiárido
Brasil
Nordeste
Atributo físico-hídrico
Fertilização
Abattoir byproducts
Residues
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC2015Propriedades.pdf138,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace