Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025767
Title: Registro da ocorrência de Hypsipyla ferrealis e Hypsipyla grandella (Lepidoptera: Pyralidae) em frutos de andirobeiras (Carapa guianensis, Meliaceae) em Macapá - AP, Brasil.
Authors: JESUS-BARROS, C. R. de
LIRA-GUEDES, A. C.
GUEDES, M. C.
GUABIRABA-RIBEIRO, G.
BARBOSA, E. de J.
Affiliation: CRISTIANE RAMOS DE JESUS-BARROS, CPAF-AP; ANA CLAUDIA LIRA-GUEDES, CPAF-AP; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP; GABRIELLY GUABIRABA-RIBEIRO, Engenheira-Florestal, Mestranda do Curso de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical, UNIFAP, Macapá, AP.; ELILSON DE JESUS BARBOSA, Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal, UEAP, Macapá, AP.
Date Issued: 2015
Citation: Ciência Florestal, Santa Maria, v. 25, n. 3, p. 765-769, jul.-set., 2015.
Description: A andirobeira (Carapa guianensis Aubl.) é uma espécie florestal de grande importância para os amazônicos. No Brasil, é frequentemente encontrada nas florestas de várzeas, em toda a bacia amazônica, mas pode ser encontrada também em floresta de terra firme. É uma árvore de uso múltiplo, com grande potencial para o manejo, já que apresenta alta densidade e distribuição agregada. Sua madeira é de alto valor comercial, assim como o óleo extraído de suas sementes, que é visado pelas indústrias de fármacos e cosméticos. No entanto, boa parte do potencial da produção de óleo pode ser perdida por danos às sementes, principalmente os ocasionados por insetos. Dentre eles destacam-se as mariposas: Hypsipyla ferrealise Hypsipyla grandella. O objetivo do trabalho foi identificar as espécies de lepidópteros que ocorrem em frutos de andirobeiras em uma floresta de várzea em Macapá, Amapá. O estudo foi realizado na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha, onde foram inventariadas todas as andirobeiras adultas e produtivas. Foram coletados 67 frutos, de cinco andirobeiras, diretamente da copa das árvores, utilizando técnicas de rapel e/ou uso de esporas. Após avaliar a biometria dos frutos e sementes, foram separadas as sementes sadias das danificadas. As sementes danificadas foram encaminhadas ao Laboratório de Entomologia da Embrapa Amapá, colocadas em bandejas plásticas cobertas com organza e acompanhadas diariamente até a emergência dos insetos adultos. Todos os insetos adultos foram montados, depositados em caixa entomológica e identificados. Dois frutos coletados a 35 m de altura estavam infestados. Obteve-se 21 pupas, dos quais emergiram 18 indivíduos adultos: Hypsipyla ferrealis(11 exemplares) e Hypsipyla grandella (7).
Thesagro: Praga de planta
Várzea
Keywords: Broca-da-andiroba
Broca-dos-ponteiros
Produto vegetal
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2015RegistrodaocorrenciadeHypsipyla.pdf273,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace