Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026057
Title: Produção de metano e digestão de nutrientes e energia no rúmen de bovinos de corte consumindo silagem de sorgo com variação no teor de tanino.
Authors: OLIVEIRA, S. G. de
BERCHIELLI, T. T.
PEDREIRA, M. dos S.
PRIMAVESI, O. M. A. S. P. R.
FRIGHETTO, R. T. S.
LIMA, M. A. de
Affiliation: S. G. de OLIVEIRA, UFPR; T. T. BERCHIELLI, FCAV/UNESP; M. dos S. PEDREIRA, Universidade do Sudoeste da Bahia; O. M. A. S. P. R. PRIMAVESI, Embrapa Pecuária Sudeste; ROSA TOYOKO SHIRAISHI FRIGHETTO, CNPMA; MAGDA APARECIDA DE LIMA, CNPMA.
Date Issued: 2006
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ, 2006. p. 1-7.
Description: A presença de níveis moderado de tanino condensado no rúmen está relacionado a proteção da proteína fornecida na dieta pelos microrganismos ruminais, aumentando seu fluxo e absorção no intestino. Mais recentemente a redução na emissão de metano de origem ruminai vêm sendo associada a inclusão deste composto à dieta. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das dietas contendo silagem de sorgo com alta (AT) e baixa (BT) concentração de taninos, associadas à inclusão de concentrado ou uréia, sobre digestibilidade ruminal e produção de metano em bovinos de corte. Os tratamentos consistiram em silagem de sorgo BT + uréia, silagem de sorgo BT + concentrado, sjlagem de sorgo AT + uréia e silagem de sorgo AT + concentrado. O delineamento adotado foi o quadrado latino 4x4 duplicado, sendo os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 2x2. Com exceção da digestibilidade da fibra em detergente neutro (FDN), nenhum dos parâmentros de digestibilidade foram significativamente afetados pela fonte de volumoso utilizada. A inclusão de concentrado à dieta resultou em decréscimo da produção de metano (13%), quando expresso como unidade de matéria seca ingerida e redução nas perdas do gás em função da energia bruta ingerida. Acredita-se que a qualidade nutricional da dieta, representada neste trabalho pela suplementação com concentrado, é a maneira mais viável de maximizar a utilização de nutriente pelos animais, contribuindo, ainda, para menor emissão de metano.
Keywords: Forragem conservada
Fermentação ruminai
Gá de efeito estufa
Polifenóis
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006AA003.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace