Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026144
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 8-Out-2015
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: FASIABEN, M. do C. R.
MAIA, A. G.
ANDRADE, D. C.
ALMEIDA, M. M. T. B.
ÂNGELO, J. A.
Informaçães Adicionais: MARIA DO CARMO RAMOS FASIABEN, CNPTIA; ALEXANDRE GORI MAIA, IE/Unicamp; DANIEL CAIXETA ANDRADE, UFU; MAXWELL MERÇON TEZOLIN BARROS ALMEIDA, IBGE; JOSÉ ALBERTO ÂNGELO, IEA/APTA.
Título: Custos da preservação ambiental em diferentes tipos de unidades de produção agrícola: o caso da região do Corredor Cantareira-Mantiqueira.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Páginas: p. 289-299.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Tipologia de produtores
Pagamento por serviços ambientais
Custos de oportunidade
Payment for ecosystem services
Conteúdo: Neste capítulo, foram identificados diferentes custos de oportunidade incorridos pelos produtores rurais da parte paulista do corredor Cantareira-Mantiqueira. Baseado em uma tipologia de unidades de produção agropecuária (UPA), pretende-se contribuir para a implementação de uma política de pagamento por serviços ambientais na região. Foram identificados sete grupos principais de produção agropecuária a partir de informações do Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária do estado de São Paulo de 2007/08. Com base em estimativas das receitas e despesas da produção desses grupos, foi identificada uma elevada assimetria na distribuição dos retornos médios da atividade agropecuária na região. As UPAs dedicadas à exploração florestal apresentaram o maior retorno por hectare e total na região, mas a bovinocultura mista prevaleceu entre as unidades de produção. Os resultados levantam importantes questões sobre a melhor forma de remuneração dos proprietários em uma política de pagamento por serviços ambientais.
NAL Thesaurus: Farm typology
Opportunity costs
Ano de Publicação: 2015
ISBN: 978-85-7035-485-3
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
custosFasiaben.pdf258,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace