Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026334
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 14-Out-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MOTA, P. V. M. da
CRUZ, M. A. S.
Informaçães Adicionais: MARCUS AURELIO SOARES CRUZ, CPATC.
Título: Avaliação da aplicabilidade da precipitação obtida do produto TRMM/ V7 em estudos hidrológicos na Bacia do Rio Japaratuba.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 5., 2015, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 280. ref. 70-77. 1 CD-ROM. Editor Técnico: Marcelo Ferreira Fernades, Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Objetivou-se com este trabalho avaliar o grau de correlação espacial entre valores de séries históricas de precipitação diária, decendial e mensal obtidos a partir do produto TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission) 3B42-V7 e dados medidos em sete estações pluviográficas com influência sobre a bacia do rio Japaratuba no Estado de Sergipe. Esta avaliação foi realizada por meio de análises estatísticas considerando coeficientes de correlação em cada pluviógrafo, aplicando então geoestatística para análise espacial e posterior elaboração de mapas de confiabilidade da informação proveniente de sensoriamento remoto. Os resultados mostraram coeficientes de correlação com valores baixos para escala diária (0,07 a 0,43), com melhoria para escala decendial (0,31 a 0,65) e melhoria mais acentuada para escala mensal de análise (0,59 a 0,80). A análise espacial realizada permitiu inferir que há uma melhora significativa na estimativa do TRMM à medida que se avança no sentido oeste-leste na bacia do rio Japaratuba indicando relação direta com o comportamento das chuvas na diferentes zonas climáticas atuantes na bacia. Os resultados indicam que há viabilidade de uso para os dados de precipitação provenientes do TRMM na bacia do rio Japaratuba para fins de modelagem hidrológica em escalas temporais superiores a dez dias em complementação à informação medida em campo.
Thesagro: Geografia
Bacia Hidrográfica
Hidrologia
Sensoriamento Remoto.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao.pdf195,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace