Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027426
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NEVES, P. de C. F.
PEREIRA, J. A.
BASSINELLO, P. Z.
CARVALHO, J. L. V. de
MOURA NETO, F. P.
MATSUSHIGE, I.
Additional Information: PERICLES DE CARVALHO FERREIRA NEVES, CNPAF; JOSE ALMEIDA PEREIRA, CPAMN; PRISCILA ZACZUK BASSINELLO, CNPAF; JOSE LUIZ VIANA DE CARVALHO, CTAA; FRANCISCO PEREIRA MOURA NETO, CNPAF; IVA MATSUSHIGE, CNPAF.
Title: Avanços no melhoramento genético do arroz visando elevadas concentrações de zinco em grão polido.
Publisher: In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 5., 2015, São Paulo. [Anais]... Brasília, DF: Embrapa; Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2015.
Pages: p. 165-168.
Language: pt_BR
Notes: Editora técnica: Marília Regini Nutti.
Keywords: Grão polido
Biofortificação
Description: O melhoramento populacional tem sido utilizado para melhorar cultivares de arroz a partir de uma base genética mais ampla. O objetivo deste trabalho foi avaliar 229 famílias S1 da população BioFORT 1 em seu segundo ciclo de seleção recorrente, em relação ao conteúdo de Zn em grão polido e outras características agronômicas. Também foram testados cinco genótipos em sistemas de sequeiro e irrigado, para observar o efeito do solo e sistema sobre a concentração de Zn em grão polido. Em ambos os casos, utilizou-se como testemunha a cultivar comercial BRS Sertaneja. Os resultados mostraram uma variação importante na população BioFORT 1, com concentração média de Zn de 24,5 mg kg-1 e um valor máximo de 35,3 mg kg-1, superior à BRS Sertaneja. Outros caracteres são compatíveis com as cultivares modernas. As avaliações sob diferentes sistemas e solos indicam que não existe uma correlação entre o teor de Zn no solo e nos grãos polidos. No entanto, interação genótipo x local significativa foi observada no sistema de terras altas, indicando que a selecção do genótipo deve levar em conta a região em que a futura cultivar será adotada.
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Zinco
Melhoramento genético vegetal
Data Created: 2015-10-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pn3.pdf393,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace