Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027458
Título: Índices de vegetação em seringais, outras culturas arbóreas e remanescentes florestais no noroeste do Estado de São Paulo.
Autoria: IGNÁCIO, C. F.
RODRIGUES, C. A. G.
GARCON, E. A. M.
FURTADO, A. L. dos S.
TOSTO, S. G.
Afiliação: CAMILA FERNANDA IGNÁCIO, ESTAGIÁRIA CNPM; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM; EDLENE APARECIDA MONTEIRO GARCON, CNPM; ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 9., 2015. Anais... Campinas: IAC, 2015.
Páginas: 8 p.
Conteúdo: Os dados espectrais oriundos de imagens de satélite são úteis para estimar parâmetros da vegetação. O uso dos índices de vegetação para estudos da cobertura vegetal e estimativa de biomassa é comum, principalmente para a vegetação arbórea. Assim, o objetivo deste trabalho foi obter e avaliar o potencial dos índices de vegetação dos remanescentes florestais e das culturas arbóreas permanentes da região das sub-bacias de Ribeirão Santa Bárbara, Córrego da Arribada, Ribeirão São Jerônimo e Ribeirão da Corredeira, no noroeste do Estado de São Paulo (região com domínio de Hevea brasiliensis entre as culturas arbóreas permanentes). Os resultados apontaram que não houve diferenças (p<0,01) no comportamento dos índices de vegetação NDVI, SAVI e EVI entre os remanescentes florestais e os seringais. Os eucaliptais apresentaram diferenças significativas (p<0,01) nos valores médios dos três índices de vegetação avaliados em comparação aos índices de vegetação dos remanescentes florestais e da cultura de seringueiras, resultado promissor como indicador potencial para classificar as classes de uso e cobertura de terras de vegetação arbórea. Os mangueirais apresentaram valores médios de NDVI estatisticamente similares aos dos eucaliptais. Os coeficientes de correlação (Pearson) entre os índices de vegetação foram todos significativos (p<0,05) entre si: NDVI e SAVI = 0,64; NDVI e EVI = 0,67; SAVI e EVI = 0,99.
Thesagro: Hevea Brasiliensis
Palavras-chave: EVI
NDVI
SAVI
ISBN: 978-85-7029-131-8
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4582.pdf446,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace