Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028303
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Nov-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOBRAL, A. J. S.
SOUZA, E. Y. B.
MUNIZ, E. N.
RANGEL, J. H. de A.
CASTRO FILHO, E. S.
OLIVEIRA, D. S.
ANDRADE, C. de O.
NASCIMENTO, I. M. R.
GOES, L. H. S.
Informaçães Adicionais: EVANDRO NEVES MUNIZ, CPATC; JOSE HENRIQUE DE ALBUQUERQUE RANGEL, CPATC.
Título: Digestibilidade in vitro e características da fermentação da silagem da parte aérea de 29 cultivares de mandioca.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 5., 2015, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 280, ref. 266-272. 1 CD-ROM. Editor Técnico: Marcelo Ferreira Fernandes.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mandiocultura
Silagem de rama de mandioca.
Conteúdo: A mandiocultura apresenta um papel significante na região Nordeste, sobretudo por estar presente em todas as regiões a fazer parte tanto da cultura quanto da economia da região. Esta cultura apresenta uma diversidade de resíduos que podem ser utilizados na alimentação de animais. Um dos mais importantes é a maniva ou parte aérea que muitas vezes é desperdiçada no campo. Uma das maneiras de se aproveitar este material pode ser a ensilagem, que conservará o material para ser utilizado na época seca, onde há déficit de alimentos para os animais. O objetivo deste trabalho foi verificar a digestibilidade in vitro e as características fermentativas de silagens de mandioca oriundas do município de São Domingos, SE, Brasil, sendo que foram avaliadas vinte e nove genótipos diferentes (Caravela, Pretinha, Iara, Verdinha, Platina, Jalé, Lagoão, Jarina, Amansam Burro, Mulatinha, Prata, Preta Sul, Palmeira, Isabel de Souza, Tapioqueira, Mucuri, Mani Branca, Sergipe, Caipira, Mestiça, Kiriris, Irará, Tianguá, 9783/13, Mane Miúdo, Poti Branca, Valença, Amaris e Cria Menino ) com idade de 10 meses. Foram utilizados para a confecção das silagens mini silos laboratoriais de PVC com 10 cm de diâmetro e 30 cm de comprimento, lacrados com tampas de PVC e presilhas de metal. O material vegetal da mandioca in natura foi colhido no mesmo dia da confecção das silagens. Para cada tratamento foram confeccionados 3 mini silos, totalizando 87 repetições, em um delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC). Após 180 dias os silos foram abertos e analisados foram avaliados os seguintes parâmetros: digestibilidade in vitro da matéria seca (%), ácido lático, pH e N-NH3. Não foi encontrado diferenças significativas, entre os parâmetros de fermentação dos materiais quanto ao pH, N-NH3 e ácido lático das silagens (P>0,05).
Thesagro: Nutrição
Nutrição Animal.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Digestibilidadeinvitro....pdf95,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace