Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028859
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FLORES, P. S.
SOUZA, C. S. de
OLIVEIRA, I. C. de
RUFINO, C. P. B.
LESSA, L. S.
Additional Information: PATRICIA SILVA FLORES, CPAF-AC; Clemeson Silva de Souza; Ivanir Cardozo de Oliveira; Conceição Paula Bandeira Rufino; LAURO SARAIVA LESSA, CPAF-AC.
Title: Avaliação de aspectos agronômicos e produtivos de variedades de mandioca nas condições edafoclimáticas do Acre.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação de varidades
Condições edafoclimáticas
Produção de farinha
BRS Tapioqueira
BRS Araçá
BRS Cigana
9624-09
9783-13
98150-06
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: A mandioca se destaca por ser uma cultura muito consumida no mundo. No estado do Acre a mandioca apresenta alto potencial de comércio, sendo cultivada por pequenos e médios produtores rurais. Este trabalho teve como objetivo avaliar variedades de mandioca quanto aos aspectos produtivos e agronômicos nas condições edafoclimáticas do Acre. Foram avaliadas três variedades lançadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (BRS Tapioqueira, BRS Araçá e BRS Cigana) e dois híbridos (9624-09, 9783-13 e 98150-06). O delineamento estatístico utilizado foi em blocos ao acaso com três repetições. As parcelas experimentais foram constituídas de quatro fileiras de plantas, espaçadas de 1,0 m entre linhas e 1,0 m entre plantas, totalizando 16 plantas, sendo úteis as quatro centrais. As variáveis avaliadas foram: produtividade de raiz, peso da parte aérea, peso do terço superior, número de raízes, índice de colheita, teor de matéria seca e de amido. Foi realizada a análise de variância e teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. De acordo com os resultados, o híbrido 98150-06 possivelmente seja um material com potencial a ser recomendado por apresentar bons índices de produtividade de raiz e de parte aérea, indicando ter duplo uso tanto para uso das raízes para produção de farinha quanto para o uso da parte aérea como feno na alimentação animal.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Produtividade.
Data Created: 2015-11-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25769.pdf94,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace