Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030810
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 7-Dez-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MENDES NETTO, C.
LIMA, G. A. B. de O.
PIEROZZI JUNIOR, I.
Informaçães Adicionais: CRISTIANE MENDES NETTO, Univale; GERCINA ÂNGELA BORÉM DE OLIVEIRA LIMA, UFMG; IVO PIEROZZI JUNIOR, CNPTIA.
Título: Aplicação da Teoria da Análise Facetada e Mapas Conceituais para navegação facetada em uma ontologia de domínio: resultados preliminares.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: Congreso ISKO España-Portugal, 2., 2015, Congreso ISKO España, 12., 2015, Murcia. Organización del conocimiento para sistemas de información abiertos: actas. Murcia: Universidad de Murcia, 2015.
Páginas: p. 398-410.
Idioma: pt_BR
Notas: Título equivalente em inglês: An application of Theory Faceted Analysis and Concept Maps for faceted search in a domain ontology: preliminary studies.
Palavras-chave: Organização do conhecimento
Teoria da análise facetada
Mapas conceituais
Ontologias de domínio
Organization of knowledge
Theory of faceted analysis
Concept maps
Domain ontologies
Conteúdo: Este artigo apresenta os resultados parciais de um projeto de pesquisa em desenvolvimento que tem como objetivo estudar a Teoria da Análise Facetada e Mapas Conceituais para navegação em uma ontologia de domínio. A pesquisa consiste em apresentar uma solução que permita aos usuários níveis de abstração para a navegação facetada na área de domínio representado em uma ontologia. O problema, analisado no contexto real de uma empresa brasileira de pesquisa em agropecuária, constitui-se um desafio, pois a estrutura computacional formal de descrição semântica de uma ontologia de domínio não se mostra viável do ponto de vista da cognição de seus usuários. Considerando isto, apresenta-se neste trabalho os resultados de estudos preliminares de Teoria da Análise Facetada e Mapas Conceituais com a utilização do Facetlog, um protótipo de ferramenta web para navegação facetada aplicado em uma amostra da ontologia OntoAgroHidro. Esta ontologia foi criada por uma empresa de pesquisa brasileira visando a organização do conhecimento do domínio referente ao impacto da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos. Os resultados obtidos demonstram inicialmente a viabilidade de navegação e recuperação de informação na ontologia através do protótipo web facetado. Acredita-se através deste estudo que seja possível desenvolver uma solução computacional que possa facilitar a criação do modelo conceitual para navegação em facetas e mapas conceituais em todo o domínio representado pela OntoAgroHidro, permitindo assim avaliar o aprendizado humano sobre o domínio, bem como a recuperação e compartilhamento de informação em grupos de usuários.
NAL Thesaurus: Knowledge
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISKOaplicacaoteoria.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace