Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030888
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, A. D. da
PRUDENTE, H.
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
SILVA, A. R.
CAMARGO, P. B. de
OLIVEIRA, D. R. de
Additional Information: Alessandra Damasceno da Silva, ULBRA; Henrik Prudente, GRADUANDO ULBRA; RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; Plinio Barbosa de Camargo, CENA/USP; Daniel Rocha de Oliveira, ULBRA.
Title: Concentração de nutrientes via deposição de liteira na Floresta Nacional do Tapajós, Belterra - PA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Serrapilheira
Aporte.
Description: A liteira representa uma importante forma de transferência de nutrientes e energia da vegetação para o solo. O objetivo desse trabalho foi verificar a eficiência de utilização dos nutrientes via deposição de liteira, na Floresta Nacional do Tapajós, localizada no município de Belterra-PA. A amostragem da liteira aportada foi realizada em quatro transectos, medindo 50 m de largura por 1000 m de comprimento cada, totalizando 20 ha. Foram distribuídos de forma sistemática dez coletores circulares, de plástico, com fundo em tela de nylon com malha de 4 mm2 e área total de 0,22 m2 cada, perfazendo um total de 40 cestos em toda a área. As coletas foram realizadas quinzenalmente, onde a liteira depositada sobre os coletores era retirada, acondicionadas em sacos de papel e levadas para laboratório, onde eram secas em estufa a 65 °C até peso constante e posteriormente, separadas nas frações folhas, madeira, flores/frutos e miscelânea. Foram determinadas a eficiência de utilização para N, P, K, Ca e Mg. O fósforo foi o que apresentou maior eficiência no uso de nutrientes. Observou-se na relação entre a concentração de nutrientes da liteira e as variáveis meteorológicas que, as mesmas, oscilaram entre fraca e forte e que dos elementos analisados o Nitrogênio, Cálcio e Magnésio não apresentaram nenhuma correlação significativa, sugerindo que estes nutrientes não estão relacionados com a precipitação ou com a temperatura, nos anos analisados.
Thesagro: Floresta Tropical.
Data Created: 2015-12-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1174.pdf323,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace