Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030890
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 7-Dez-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
SOUSA NETO, T. L. de
TAKETOMI, Y. C.
OLIVEIRA, D. R. de
SOUSA, D. B. de
TANABE, C. S.
Informaçães Adicionais: RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; Theotonio Luis de Sousa Neto, Engenheiro Agrônomo; Ygor Clelio Taketomi, Prefeitura municipal de Alenquer; Daniel Rocha de Oliveira, CEULS/ULBRA; Darlisson Bentes de Sousa, CEULS/ULBRA; Celso Shiguetoshi Tanabe, CEULS/ULBRA.
Título: Quantificação de restos culturais e concentração de nutrientes na cultura do milho no Município de Belterra/PA.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema de plantio
Palhada
Concentração de nutrientes
Conteúdo: A expansão da cultura do milho no Brasil tem levado a adoção de novos modelos de produção. Entre estes está o plantio direto, considerado como uma prática conservacionista, pois o uso de cobertura seca na fase de sucessão de uma cultura tende a melhorar as condições nutricionais do solo. Por isso, este trabalho objetivou verificar a concentração de nutrientes e quantificação de restos culturais na cultura do milho no município de Belterra-PA, no ano agrícola de 2012, para plantio em sistema direto e convencional. O experimento foi instalado em janeiro de 2012 e contando com área experimental de 3 hectares para cada sistema de cultivo. A coleta dos dados foi realizada por ocasião da colheita, sendo avaliadas as variáveis relacionadas à produção de massa seca da palhada do milho, através da coleta de palha, utilizando um gabarito de 1 m2, fiado ao solo. Os resultados demonstraram que a maior quantidade de palha produzida foi no sistema de plantio direto com uma produção de 9.161,16 kg.ha-1, enquanto que no plantio convencional sob as mesmas condições de campo essa produção foi de apenas 4.306,96 kg.ha-1. A concentração de nutriente foi significativa no plantio direto, principalmente para cálcio e amônia, enquanto que o fósforo nos dois sistemas apresentou baixa concentração
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
403.pdf401,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace