Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031141
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CASTRO, L. F. de
DIAS, N. H. de L.
PRADO, R. B.
SCHULER, A. E.
GONCALVES, A. O.
Additional Information: LÍVIA FURRIEL DE CASTRO, PUC-RIO; NAGGME HISSE DE LIMA DIAS, PUC-RIO; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS.
Title: Avaliação da qualidade da água por unidade hidrográfica em função de fontes de poluição pontuais e difusas na microbacia Batatal, Rio de Janeiro.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 21., 2015, Brasília, DF. Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão: anais. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Uso e cobertura da terra
Fontes de poluição da água
Legislação de recursos hídricos
Description: Os diferentes usos da água requerem padrões de qualidade estabelecidos pela Legislação de Recursos Hídricos. Desta forma, o monitoramento é necessário para avaliação da qualidade da água nos corpos hídricos. A bacia Guapi-Macacu apresenta grande importância para o abastecimento de água a mais de dois milhões de pessoas dos municípios de São Gonçalo e Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. O presente estudo monitorou a qualidade da água por unidades hidrográficas na microbacia do rio Batatal, afluente do rio Macacu, no período de junho de 2014 a março de 2015. Os parâmetros analisados foram: condutividade, turbidez, pH, nitrito, nitrato e cálcio. A análise dos resultados foi feita considerando a presença de fontes de poluição pontuais e difusas, a precipitação antecedente e a vazão instantânea na data de coleta, e baseada na comparação dos valores obtidos aos padrões legais. Os parâmetros de qualidade da água na bacia não são críticos em relação aos limites estabelecidos para a Classe 2, no período monitorado. Foi detectada a degradação da qualidade da água na bacia, em função do uso e cobertura da terra e de fontes de poluição difusas e pontuais, desde as cabeceiras até o exutório.
Thesagro: Qualidade da água
Poluição da água
Data Created: 2015-12-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015087.pdf621,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace