Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031987
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Dez-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRAGA, G. J.
JANK, L.
Informaçães Adicionais: GUSTAVO JOSÉ BRAGA, Scientific Researcher of Embrapa Cerrados – Planaltina, DF, Brasil .; LIANA JANK, CNPGC.
Título: Performance of Nellore steers in Panicum maximum pastures.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 52., 2015, Belo Horizonte. Zootecnia: otimizando recursos e potenciali-dades: anais. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.
Páginas: 3 p.
Idioma: en
Palavras-chave: Digestibilidade da matéria seca
Massai
Tamani
Zuri.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar o ganho de peso médio diário (GMD) de novilhos Nelore, a taxa de lotação(TL) e o ganho de peso por área (GA) em pastagens de três cultivares de Panicum maximum. O experimento foi conduzido em Planaltina, Distrito Federal, Brasil, durante 248 dias, divididos em período chuvoso (140 dias) e período seco (108 dias). Os tratamentos experimentais foram as cultivares Zuri, Tamani e Massai manejadas em lotação rotacionada em ciclos de pastejo de 28 dias (21 dias de descanso e 7 dias de pastejo) na estação chuvosa e 56 dias (42 dias de descanso e 14 dias de pastejo) na estação seca. Os ajustes na taxa de lotação foram conduzidos considerando a mesma oferta de forragem entre tratamentos. O GMD (novilhos desmamados de 216 kg de peso vivo) foi de 0,352, 0,391 e 0,254kg/cabeça para as cultivares Zuri, Tamani e Massai, respectivamente. O GMD diminuiu no período seco, mas permaneceu maior para Zuri e Tamani. O maior desempenho individual foi associado a valores mais elevados de proteína bruta e digestibilidade da forragem, especialmente para a cultivar Tamani. A TL foi mais elevada para Massai e Zuri em ambas as estações do ano, enquanto o GA foi semelhante entre os trata-mentos. Embora a cultivar Tamani tenha proporcionado lotação mais baixa, o GA foi parcialmente compensado por valores ele-vados de GMD. A cultivar Zuri conseguiu aliar maior desempenho individual com alta lotação.
Thesagro: Proteína Bruta.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BragaGJSBZ2015.pdf737,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace