Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032519
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AGUIAR, F. S.
SANTOS, I. S. dos
SAMPAIO, S. R.
SOARES, T. L.
JESUS, O. N. de
Additional Information: FILIPE SILVA AGUIAR, UFRB; IDÁLIA SOUZA DOS SANTOS, UFRB; SIDNARA RIBEIRO SAMPAIO, UFRB; TALIANE LEILA SOARES, Bolsista DCR- FAPESB/CNPq; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF.
Title: Base de dados da caracterização de recursos genéticos de Passiflora.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 9., 2015: Cruz das Almas, BA. Pesquisa: para quê? para quem? : resumos. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Passiflora spp
Variabilidade genética
Descritores morfológicos
Caracteres físicoquímico dos frutos
Melhoramento genético
Description: O gênero Passiflora é formado por 24 subgêneros e 465 espécies, sendo que aproximadamente 60 espécies produzem frutos comestíveis. O Nordeste representa 74,62% da produção nacional, com destaque para a Bahia com 42% da produção nacional (57% do Nordeste). Apesar de ser o principal produtor de maracujá, os cultivos nesse Estado possuem baixa produtividade (11,96 t ha-1), comparada ao potencial de produção da cultura, estimado em 40 a 50 t ha-1. A caracterização dos recursos genéticos é o principal pilar para a elaboração de um programa de melhoramento genético bem sucedido, que requer a definição precisa do potencial genético dos parentais de forma que as ações de melhoramento possam atender a demanda por variedades mais produtivas, com maior valor agregado e resistente às principais doenças que afetam a passicultura no Brasil. O banco de germoplasma de maracujazeiro da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BAGmaracujá) conta com 293 acessos de maracujazeiro (Passiflora spp.) conservados em campo, casa de vegetação e no banco de sementes. Nos últimos anos, este BAG vem sendo caracterizado com os principais descritores morfológicos e agronômicos elaborados para a cultura. Essas informações estão sendo organizadas em um banco de dados para uso futuro no programa de melhoramento genético do maracujazeiro.
Data Created: 2015-12-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jornadacientifica2015Pagina181.pdf548,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace