Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033490
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRASIL, E. C.
AGUIAR, S. H. da S.
COSTA, A. S. da
SOUSA, V. G. de
BRIENZA JUNIOR, S.
GAMA, M. A. P.
Additional Information: EDILSON CARVALHO BRASIL, CPATU; Stephane Hayara da Silva Aguiar, MESTRANDA UFRA; Andresa Soares da Costa, MESTRANDA UFRA; Vanessa Gomes de Sousa, Projeto Restaura Ambientes; SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU; Marcos André Piedade Gama, UFRA.
Title: Aplicação combinada de fosfato reativo e solúvel no desenvolvimento inicial do Paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Espécie florestal.
Description: O paricá tem sido utilizado em plantios florestais na Amazônia por possuir rápido crescimento e boa qualidade de madeira, que se destaca pela coloração clara e baixa densidade. O crescimento da espécie pode ser favorecido por meio de uma adequada nutrição, especialmente com fósforo. O uso de fosfato natural reativo pode ser uma alternativa interessante para a cultura, por possuir baixa solubilidade, favorecendo a disponibilização gradual do nutriente à planta. O trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação combinada de fosfato reativo e solúvel sobre o desenvolvimento inicial de plantas de paricá, em um Latossolo Amarelo, textura argilosa. O experimento foi conduzido no sudeste paraense, utilizando-se o delineamento experimental em blocos casualizados. Os tratamentos consistiram de seis combinações de fosfato reativo (Bayóvar - BAY) e solúvel (superfosfato simples - SFS), mais dois tratamentos com as fontes isoladas. As quantidades foram calculadas com base no teor de P2O5 total. De acordo com os resultados, não houve efeito significativo de combinações de fosfato reativo e solúvel até os 12 meses após o transplantio. Aos 18 meses o tratamento com 80Bay+60SFS promoveu o melhor crescimento em altura das plantas. Aos 24 meses os melhores resultados foram obtidos com aplicação de 80BAY+60SFS, 120BAY+20SFS e 40BAY+100SFS. O efeito residual do fosfato de Bayóvar foi maior que a fonte solúvel, o que representa uma excelente opção para o aumento da eficiência da adubação fosfatada para cultivos comerciais de paricá.
Thesagro: Adubação
Crescimento
Paricá.
Data Created: 2016-01-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicacaoCombinada.pdf115,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace