Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034201
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DELA PICCOLLA, C.
NOVOTNY, E. H.
MURAOKA, T.
BRITO, J. O.
SAITO, M.
Additional Information: CRISTIANO DELA PICOLLA, ESALQ; ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS; TAKASHI MURAOKA, CENA/USP; JOSÉ OTÁVIO BRITO, ESALQ; MASANORI SAITO, University of Tohoku, Kawatabi Field Center, Osaki, Japão.
Title: Colonização de plantas e germinação de esporos e fungos micorrízicos arbusculares na presença de biochar.
Publisher: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 11., 2015, São Carlos, SP. Substâncias húmicas, ciência e tecnologia: livro de resumos. São Carlos, SP: IQSC, 2015. p. 467-470.
Language: pt_BR
Keywords: Fungos micorrízicos arbusculares.
Description: O biochar pode interferir na associação das plantas com fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) por fenômenos ainda não completamente elucidados. Nesse sentido, foram desenvolvidos dois experimentos-teste, com objetivo de gerar parâmetros para experimentos mais específicos, os quais avaliaram: (i) crescimento de plantas de sorgo anão e colonização dessas plantas por FMA (inoculante comercial) após um e dois meses de cultivo, em solo submetido à aplicação de biochars produzidos por pirólise de madeira de eucalipto a 300 e 700 °C; (ii) germinação de esporos do fungo Gigaspora margaritaem em solo e areia que receberam adição dos mesmos biochars. O biochar 700 °C aumentou a colonização por FMAs e crescimento das plantas (raiz e parte aérea). A germinação de esporos foi inibida na areia, na presença do biochar 300 °C, e promovida quando biochar produzido a 700 °C foi aplicado no solo, sugerindo presença de substâncias inibidoras e promotoras de crescimento.
Thesagro: Colonização.
NAL Thesaurus: biochar.
Data Created: 2016-01-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015127.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace