Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035626
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ABREU, L. S. de
LAMINE, C.
BELLON, S.
BRANDENBURG, A.
BILLAUD, J. P.
Additional Information: LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; CLAIR LAMINE, INRA; STEPHANE BELLON, INRA; ALFIO BRANDENBURG, UFPR; JEAN-PAUL BILLAUD, Université de Paris 8.
Title: A agroecologia e agricultura familiar no Brasil e na França: história e dinâmica comparada.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL, 3., 2014, Araras. Interdisciplinaridade e formação: anais... Araras: Universidade Federal de São Carlos, 2014. Trab17. 24 p. 1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Sistemas agroalimentares
Agroecologia
Description: Resumo: Na década de 70 na França e no Brasil emergem novos estilos de produção ecológicos, em oposição ao modelo de agricultura convencional, apoiados por ONGs e por profissionais especialmente das ciências agrárias. No Brasil evolui progressivamente sob a influência do guia conceitual da agroecologia, contudo essa evolução é mais tardia na França. O objetivo deste trabalho é o de descrever as características, os elementos históricos e determinantes da dinâmica de desenvolvimento da agroecologia no Brasil, e na França. Visa também desvendar suas diferentes concepções e analisar as controvérsias atuais. Mostramos o lugar central que a agroecologia ocupa nas controvérsias, onde a questão alimentar, a relação ao meio ambiente (funcionalidades agroecosistemicas) e o modelo social é crucial e, provoca a redefinição do sistema de ecologização da agricultura. Complementamos com análise das trajetórias e interações entre cientistas, movimento social e a construção de políticas públicas. Essas trajetórias geram interpretações concorrentes da agroecologia que podem ser classificadas e diferenciadas em três aspectos principais: concepções sobre processos de transição da agricultura; público alvo e, por último, a visão sobre a inserção da produção no mercado. Concluímos que as diferenças de entendimento da agroecologia estão diretamente relacionadas a distintas formações teóricas e trajetórias socioprofissionais específicas, ao papel desempenhado pelas redes profissionais na construção de políticas públicas.
Thesagro: Agricultura familiar
Agricultura sustentável
História
NAL Thesaurus: Agroecology
Data Created: 2016-01-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015AA030.pdf168,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace