Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035940
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MACULAN, B. C. M. S.
LIMA, G. A. B. O.
PIEROZZI JUNIOR, I.
OLIVEIRA, L. H. M.
Additional Information: BENILDES C. M. S. MACULAN, UFMG; GERCINA A. B. O. LIMA, UFMG; IVO PIEROZZI JUNIOR, CNPTIA; LEANDRO HENRIQUE MENDONÇA DE OLIVEIRA, CNPTIA.
Title: Refinamento de relações em tesauros: reengenharia do Thesagro.
Publisher: In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes: anais. [S.l.]: Ancib, 2015.
Pages: Não paginado.
Language: pt_BR
Notes: Enancib 2015. Refining Thesaurus relationships: reengineering of Thesagro.
Keywords: Reengenharia de tesauro
Refinamento de relacionamentos semânticos
Sistema de organização do conhecimento
Sistemas de recuperação de informação
Reengineering thesauri
Refining semantic relationships
Knowledge organization systems
Information retrieval systems
Description: Apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo estudar um modelo de reengenharia de tesauros tradicionais para transformar a sua estrutura em um sistema de conceitos formado por relações semanticamente mais refinadas. Como fundamento teórico foram utilizados conteúdos sobre sistemas de organização do conhecimento (SOCs) e seus relacionamentos semânticos em tesauros, o conceito e a definição que o delimita, a teoria da Valência Verbal e dos papéis Qualia. A modelagem foi aplicada no tesauro brasileiro THESAGRO, do domínio da Agricultura, tendo como recorte temático a subárea da Intensificação Agropecuária. A metodologia foi aplicada a partir do modelo proposto em dois artigos: Soergel et al. (2004) e Lauser et al. (2006). O modelo é composto por três etapas e sua aplicação consistiu na explicitação formal das relações de equivalência e das relações conceituais na estrutura do THESAGRO. Na implantação do modelo foram utilizados dois softwares: (1) o E-Termos, que foi o sistema colaborativo utilizado na gestão terminológica, e (2) o Extrator de Termos, que permite a comparação automática da terminologia de diferentes tesauros. Os resultados demonstraram que o modelo aplicado permitiu o refinamento semântico da estrutura conceitual do THESAGRO, demonstrando a viabilidade de seu uso na conversão de um tesauro tradicional em uma estrutura mais formalizada. Concluiu-se que esse refinamento tem papel basilar na organização do conhecimento, podendo facilitar a sua utilização pelo utilizador final, assim como é um elemento importante para obter a interoperabilidade entre os distintos tesauros e entre diferentes sistemas de recuperação de informação (SRI).
NAL Thesaurus: Knowledge
Data Created: 2016-02-02
ISSN: 2177-3688
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnancibMaculan.pdf481,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace