Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036058
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PARAHYBA, R. da B. V.
ALMEIDA, B. G. de
ROLIM NETO, F. C.
ARAÚJO, M. do S. B. de
SILVA, M. S. L. da
Additional Information: ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; BRIVALDO GOMES DE ALMEIDA, UFRPE; FERNANDO CARTAXO ROLIM NETO, UFRPE; MARIA DO SOCORRO BEZERRA DE ARAÚJO, UFPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS.
Title: Retenção de água em solos arenosos da Bacia Sedimentar do Tucano, Bahia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Curva de retenção de água
Neossolos Quartzarênicos
Porosidade do solo
Description: O conhecimento das relações entre a água e o solo é de fundamental importância para uma exploração agrícola, pois sendo o solo um reservatório natural de água, é essencial a avaliação da sua capacidade de armazenamento para que haja um manejo eficiente de ambos. O objetivo do estudo foi avaliar a retenção e distribuição de água no solo, a partir da curva de retenção de água em solos arenosos da bacia sedimentar do Tucano, no município de Glória, Bahia. Em amostras de horizontes superficial A e subsuperficial C ou Bw de perfis de solos, foram determinadas em laboratório capacidade de campo, ponto de murcha permanente e curva de retenção da água. Foram também submetidas amostras às tensões de coluna de água de 40, 60, 80 e 100 cm, em três repetições de cada horizonte, através da mesa de tensão. Em todas as áreas estudadas, uma das características mais marcantes dos resultados está correlacionada com a distribuição e arranjamento dos grãos, bem como os conteúdos de materiais finos nos perfis de solos. As curvas de retenção de água dos Latossolos e Neossolos Quartzarênicos evidenciam que praticamente toda a água é retida nos potenciais maiores (baixas tensões), com ocorrência de queda brusca da umidade, a partir da capacidade de campo.
Data Created: 2016-02-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015186.pdf363,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace