Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036557
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, J. C. de
RUFINO, P. B.
AZÊVEDO, H. S. F. da S.
ASSIS, G. M. L. de
SEBBENN, A. M.
CAMPOS, T. de
Additional Information: Jonatas Chagas de Oliveira, Ufac; Polinar Bandeira Rufino, Faculdade Meta; Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Bolsista CAPES; GISELLE MARIANO LESSA DE ASSIS, CPAF-AC; Alexandre Magno Sebbenn, Instituto Florestal de São Paulo; TATIANA DE CAMPOS, CPAF-AC.
Title: Avaliação da taxa de cruzamento de Arachis pintoi.
Publisher: In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 10., 2015, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Rio Branco: Ifac; Conif, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Amandoim forrageiro
Taxa de cruzamento.
Description: Uma das principais mudanças na paisagem amazônica é o desmatamento das florestas para implantação de pastagens. A espécie Arachis pintoi tem demonstrado um grande potencial na utilização em pastagens, tanto para recuperação de solo como para produção de forragem. O estudo avaliou a taxa de cruzamento natural de A. pintoi utilizando marcadores moleculares. A taxa de cruzamento multiloco (tm) e uniloco (ts) foram, respectivamente, 0,330 e 0,262, evidenciando um sistema de cruzamento misto (t<0,95) com predominância de autofecundação (66,9%). Um fator que pode contribuir para essa taxa de polinização cruzada é a presença de insetos polinizadores nas flores do amendoim forrageiro. Portanto, a taxa de cruzamento poderá ser utilizada para orientar as estratégias adotadas na conservação de germoplasma e nas novas coletas a serem realizadas para a espécie.
Thesagro: Leguminosa Forrageira
Pastagem
Pecuária.
NAL Thesaurus: Arachis pintoi.
Data Created: 2016-02-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25912.pdf305,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace