Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036653
Title: Análise do sistema reprodutivo de Bertholletia excelsa.
Authors: SOUZA, E. C. de
AZEVEDO, V. R.
WADT, L. H. de O.
CAMPOS, T. de
Affiliation: Estefanny Castro de Souza, Bolsista PIBIC/CNPq, Ufac; Valéria Rigamonte Azevedo, Ifac; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-RO; TATIANA DE CAMPOS, CPAF-AC.
Date Issued: 2015
Citation: In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 10., 2015, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Rio Branco: Ifac; Conif, 2015.
Pages: 5 p.
Description: A espécie Bertholletia excelsa, conhecida popularmente por castanheira ou Brazil nut é uma árvore símbolo da região amazônica devido a sua importância social, ecológica e econômica, pois fornece a castanha-da-Amazônia, um dos principais produtos do extrativismo florestal. Estudos de diversidade genética, fluxo gênico, sistema de cruzamento e estrutura genética espacial são passos importantes para a preservação e manejo sustentável. Assim, o estudo propôs obter a taxa de cruzamento na espécie. Foram selecionadas duas matrizes no seringal Cachoeira, localizado no município de Xapuri no estado do Acre. Destas matrizes, 40 sementes foram coletadas e submetidas a germinação para produção de plântulas. Foram coletadas folhas de nove e quinze plântulas para cada matriz. A partir das folhas e câmbio vascular, realizou-se extração de DNA. O DNA extraído foi quantificado em gel de agarose (0,8%) utilizando o marcador DNA Mass Ladder. Os géis foram fotografados sob luz ultravioleta. A reação de amplificação utilizou cinco locos: Bes 19, Bex 37, Bex 22, Bex 27, Bes 18. Os produtos de amplificação foram verificados em eletroforese. A genotipagem foi feita em géis de poliacrilamida corados com nitrato de prata. As taxas de cruzamento multilocus (tm) apresentaram alogamia completa com valor de 1,2. Os resultados deste trabalho corroboram outros realizados, indicando um sistema de cruzamento predominantemente alógamo, com indicativo de auto-incompatibilidade. A taxa de cruzamento uniloco (ts) foi 1,0, indicando a taxa de reprodução cruzada entre indivíduos aparentados. Assim, os marcadores utilizados foram polimórficos e eficientes para estimar o parâmetro de taxa de cruzamento nas famílias estudadas.
Thesagro: Bertholletia Excelsa.
Keywords: Castanheira
Sistema reprodutivo
Taxa de cruzamento.
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25916.pdf405,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace