Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1037101
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARROSO, D. F. R.
FIGUEIREDO, R. de O.
PIRES, C. S.
COSTA, F. F.
Additional Information: DANIEL FERNANDES RODRIGUES BARROSO, UFPA; RICARDO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, CNPMA; CAMILA DA SILVA PIRES, UFPA; FABIOLA FERNANDES COSTA, UFPA.
Title: Avaliação da sustentabilidade ambiental de sistemas agropecuários em microbacias do nordeste paraense a partir de parâmetros físico-químicos.
Publisher: In: WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS, 5., 2015, Belém. Anais... Belém: UFPA, 2015. 12 p.
Language: pt_BR
Keywords: Parâmetros físico-químicos
Sustentabilidade ambiental
Nordeste paraense
Physicochemical parameters
Subwatersheads.
Description: Resumo: O Nordeste Paraense é caracterizado por conter as mais antigas áreas de colonização da Amazônia, onde atualmente predomina a agricultura familiar itinerante de derruba e queima e também a pecuária bovina extensiva. A paisagem é fortemente marcada pela vegetação secundária em diversos estágios de sucessão e poucos remanescentes de floresta primária, a qual é geralmente localizada às margens de pequenos rios e igarapés. Nesse contexto, o presente estudo, conduzido em 14 microbacias no Nordeste Paraense sob diferentes usos e cobertura da terra e em quatro microbacias em áreas florestais sob baixo impacto antrópico, objetivou avaliar a sustentabilidade ambiental de atividades agropecuárias baseados em parâmetros físico-químicos de qualidade de água. Verificou-se uma forte influência dos sistemas agropecuários, especialmente as pastagens, sobre os parâmetros físico-químicos mensurados, com redução da concentração de oxigênio dissolvido, e aumento da temperatura, do pH e da condutividade elétrica. Pelo presente estudo, infere-se que a mata ciliar tem grande potencial para mitigar os impactos dos sistemas agrícolas nos recursos hídricos e deve ser priorizada na gestão de bacias. Adicionalmente, sugere-se os parâmetros acima listados como indicadores de sustentabilidade ambiental dos sistemas agropecuários de produção para a gestão local de bacias.
Thesagro: Microbacia
Qualidade da água
Agricultura
Pecuária
Uso da terra
NAL Thesaurus: Water quality
Amazonia
Land use
Land cover
Environmental sustainability.
Data Created: 2016-02-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015AA078.pdf581,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace