Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1037113
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DIAS, M. P. S.
OLIVEIRA, K. L. de
CAMARGO, R. C. R. de
CAMARGO, M. B. P.
BERTELI, M. N.
BERTO, M. I.
Additional Information: M. P. S. DIAS, ITAL; OLIVEIRA, K. L. de, ITAL; RICARDO COSTA RODRIGUES DE CAMARGO, CPAMN; M. B. P. CAMARGO, ITAL; M. N. BERTELI, ITAL; M. I. BERTO, ITAL.
Title: Avaliação de parâmetros físico-químicos de mel de abelhas sem ferrão.
Publisher: In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 11., 2015, Campinas. Ciência de Alimentos: Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável: proceedings... Campinas: Universidade Estadual de Campinas; Associação Latino Americana de Ciência de Alimentos, 2015. N. 35419.
Language: pt_BR
Keywords: Abelhas sem ferrão
Meliponicultura.
Description: O mel produzido pelas abelhas sem ferrão possui características físico-químicas diferenciadas, como a acidez e umidade elevadas, quando comparadas com o mel proviente de Apis mellifera, produzida em larga escala no Brasil. A meliponicultura destaca-se neste cenário pela sua importância sociocultural e econômica das regiões produtoras, porém o mel produzido não tem um padrão de identidade e qualidade especificado, o que dificulta sua comercialização legalizada e o controle de fraude deste produto. Diante deste contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar os parâmetros físico-químicos de amostras de mel de abelhas sem ferrão dos gêneros Melipona e Trigona, visando contribuir na elaboração de um padrão de qualidade deste tipo de mel. Os resultados mostraram que os méis de abelhas sem ferrão analisados possuem pH de 3,5 a 4,6; umidade de 22 a 29,5%; atividade de água de 0,67 a 0,75 e viscosidade de 700 a 20 cP, entre as temperaturas de 25ºC a 80ºC. Os resultados obtidos confirmaram que a legislação do mel de Apis mellifera não atende as características analisadas, ressaltando a necessidade de um padrão específico para os méis produzidos por meliponíneos. Devido a estas propriedades diferenciadas a definição de tecnologias de processamento e de conservação apropriadas é fundamental para o prolongamento da vida útil deste mel.
Thesagro: Mel.
Data Created: 2016-02-16
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015RA031.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace