Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1037258
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amapá - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 16-Fev-2016
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: NEVES, E. S.
GUEDES, M. C.
RODRIGUES, E. G.
Informaçães Adicionais: Ezaquiel Souza Neves, UFAC, Rio Branco, AC; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP; Ediglei Gomes Rodrigues, Bolsista da FAPEAP, Macapá, AP.
Título: Relação da produção de frutos de castanha-da-amazônia (Bertholletia excelsa Bonpl.) com variáveis das próprias castanheiras em capoeira e floresta da Resex Cajari.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: Biota Amazônia, Macapá, v. 5, n. 2, p. 31-37, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Copa
Estágio
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as relações entre a produção de frutos de castanheiras produtivas, de áreas de capoeiras e de castanhais nativos, com variáveis de DAP, copa e cipó. Este trabalho foi desenvolvido no sul do Estado do Amapá, em uma região conhecida como Alto Cajari, nas comunidades do Marinho, Açaizal e Martins. Essas comunidades estão localizadas dentro de uma unidade de conservação de uso sustentável, a Reserva Extrativista do Rio Cajari. A coleta de dados foi realizada na mesma região, em dois estádios sucessionais distintos da vegetação: capoeiras em estágio inicial de sucessão e floresta madura com castanhais. A unidade amostral considerada, tanto para a capoeira quanto para o castanhal, foi a própria castanheira. Foi realizada a identificação e medição de todas as castanheiras com diâmetro ≥ 10 cm acima do solo. Nas áreas de floresta madura foram encontradas 184 castanheiras com diâmetro ≥ 10 cm, gerando uma densidade total de 7 ind.ha-1 . Na capoeira foi realizado o levantamento de 42 áreas, onde foram encontradas 636 castanheiras com diâmetro ≥ 10 cm e densidade de 11 ind.ha-1 . Os coeficientes da regressão entre a produção e a área de copa e dap das castanheiras foram praticamente iguais para os dois estágios. Ambos possuem padrões de dispersão parecidos, com relações significativas, porém com fraco poder de predição. Mesmo estando em estágios, onde a disponibilidades de fatores se apresenta de forma diferenciada, a infestação por cipó não afeta a produção de frutos etanto em áreas de floresta como em área de capoeira não foram registrados indivíduos com grau de infestação de cipó > 75%.
Thesagro: Fruto
Diametro
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2015Relacaodaproduccaodefrutos.pdf209,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace