Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1037262
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 16-Fev-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: COELHO, E. F.
CRUZ, R. O. R.
SANTOS, L. B. DOS
QUEIROZ, L. A.
. BOA SORTE, R. A
OLIVEIRA, B. R.
Informaçães Adicionais: EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; R. O. R. CRUZ; L. B. DOS SANTOS; L. A. QUEIROZ; R.A. BOA SORTE; B. R. OLIVEIRA.
Título: Calibração de um sensor de umidade de jardim para aplicação em irrigação para agricultura familiar.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 25., 2015, São Cristóvão Agricultura irrigada no Semiárido brasileiro: anais. São Cristóvão: ABID: Universidade Federal de Sergipe, 2015.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O manejo da irrigação na agricultura familiar tem como uma barreira o custo dos sensores de água do solo disponíveis no mercado. Os equipamentos convencionais como o tensiometro, um dos mais simples do mercado apresentam custo que não permite o produtor usá-lo de forma obter informações representativas da área cultivada. O mercado tem disponibilizado sensores de umidade de baixo custo, que usam números como indicadores da umidade acessíveis em termos de preços a pequenos agricultores. O trabalho objetiva apresentar a calibração de um indicador de umidade do solo de baixo custo para três tipos de solo, de modo a quantificar a faixa de umidade equivalente aos números indicadores, permitindo melhor uso dos mesmos. Amostras não deformadas de três diferentes solos (arenoso, textura média e argilosa), em colunas de PVC, foram coletadas em áreas de agricultura familiar, saturadas e colocadas para secagem ao ar durante 50 dias, com leituras diárias com uso de um indicador de umidade de duas hastes, inserido em cada tipo de solo seguidas de pesagem em balança de precisão. Determinou-se a umidade gravimétrica em base massa e volume e esses dados associados aos números indicadores do equipamento permitiram obter as curvas de calibração do equipamento para os três tipos de solo. O equipamento pode ser usado para os três tipos de solo para inferir a umidade quantitativa do mesmo e permitir com isso um manejo de irrigação mais adequado. O equipamento mostrou melhores estimativas da umidade a partir de um modelo polinomial cubico para o solo de textura arenosa (Franco Arenoso).
Thesagro: Irrigação
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
128.pdf235,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace