Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038620
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BUZZELLO, G. L.
PELISSARI, A.
MORAES, A. de
DESCHAMPS, C.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
OLIVEIRA, E. B. de
LUSTOSA, S. B. C.
SKORA NETO, F.
OLIVEIRA, R. A. de
Additional Information: GEDERSON LUIZ BUZZELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ADELINO PELISSARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANÍBAL DE MORAES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; CÍCERO DESCHAMPS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF; SEBASTIÃO BRASIL CAMPOS LUSTOSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE; FRANCISCO SKORA NETO, INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ; RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Title: Índices não paramétricos estimados pela combinação de diferentes caracteres com acumulação de biomassa como critério de avaliação da competição de cultivares de soja com e sem sombreamento.
Publisher: Revista Brasileira de Biometria, v. 33, n. 3, p. 310-329, jul./set. 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Adaptabilidade
Sustentabilidade.
Description: Três experimentos foram realizados, cada experimento com nível específico de sombreamento, ou seja, sem sombreamento, 50% e 70% de sombreamento, obtidos através da utilização de telas sombrites pretas de polietileno. Cada experimento foi conduzido em delineamento experimental completamente casualizado, com 3 repetições, e os tratamentos consistiram na semeadura de 33 cultivares de soja, com diferentes hábitos de crescimento e graus de maturidade. Com base nos quadrados médios observados na análise de variância individual de cada um dos três experimentos, foi realizada uma análise conjunta. Houve variabilidade entre cultivares de soja em relação à tolerância ao sombreamento. Área foliar, diâmetro de caule e número de nós contribuíram para o rendimento biológico aparente no experimento com 70% de sombreamento. As cultivares selecionados pelos índices Mulamba e Mock e Distância do genótipo ao ideótipo podem ser indicados, tendo em vista ganhos de seleção superiores em soja, nos ambientes com 50% e 70% de sombreamento. Este trabalho teve por objetivo avaliar a competição de cultivares de soja em ambientes com e sem sombreamento, por meio de índices resultantes das combinações entre a produção de biomassa e diferentes caracteres, determinando a similaridade entre os métodos.
Thesagro: Glycine Max
Radiação Solar.
Data Created: 2016-02-25
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015V.Porfirio.RBBIndices.pdf233,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace