Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038628
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LIMA, W. H.
LEDO, C. A. da S.
RINGENBERG, R.
FANCELLI, M.
SANTOS, L. B. P. R. dos
Additional Information: WILLEM HENRIQUE LIMA, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; RUDINEY RINGENBERG, CNPMF; MARILENE FANCELLI, CNPMF; LORENA BRITO PIMENTEL RODRIGUES DOS SANTOS.
Title: Biologia da Mosca-Branca Aleurothrixus aepim (GOELDI, 1886) em Manihot reniformis POHL.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015. 1 CD-ROM.
Pages: 4p.
Language: pt_BR
Description: Há um grande complexo de espécies de moscas-branca que estão associadas à cultura da mandioca, entre eles o Aleurothrixus aepim se destaca na região nordeste, sendo encontrada em altas populações causando perdas de rendimento. Neste trabalho, foi realizada a infestação forçada A. aepim em uma espécie silvestre de mandioca, Manihot reniformis, com o objetivo de avaliar se a espécie M. reniformis pode ser hospedeira de A. aepim. Realizou-se o estudo da biologia do inseto em condições de casa de vegetação. As avaliações foram realizadas diariamente, observando-se o desenvolvimento das ninfas até a emergência dos adultos, obtendo-se, assim, o período de incubação, período total (ovo-adulto), a viabilidade da fase de ovo e da fase de ninfa. O experimento contou com o acompanhamento de 91 ovos, sendo cada indivíduo considerado uma repetição (n = 91). Dessa maneira, foi confirmado que A. aepim pode completar o seu ciclo na espécie silvestre de mandioca, M. reniformis, apresentando período de incubação com duração média de 11,5 dias e o tempo médio de ovo até a emergência do adulto foi de 35,7 dias. A taxa de sobrevivência de A. aepim em folhas de M. reniformis foi de 28%.
Thesagro: Mandioca
Data Created: 2016-02-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
00182.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace