Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038631
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARILLI, D. R.
HENICK, G.
SILVA, S. M.
GUIMARÃES, A. T. B.
RINGENBERG, R.
GARCIA, M. S.
Additional Information: DIANDRO R. BARILLI; GABRIELLY HENICK; SHIRLEY M. SILVA; ANA T. B. GUIMARÃES; RUDINEY RINGENBERG, CNPMF; MAURO S. GARCIA.
Title: Caracterização e quantificação de tricomas em diferentes variedades de mandioca, Manihot esculenta Crantz.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015. 1 CD-ROM.
Pages: 4p.
Language: pt_BR
Description: Os tricomas são importantes estruturas ligadas à resistência de plantas a insetos. Na cultura da mandioca alguns trabalhos mostram que maior número de tricomas influência negativamente a viabilidade de mosca branca. Porém, há uma carência na descrição dos tipos de tricomas observados nas folhas de mandioca. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo quantificar e caracterizar os tricomas observados em diferentes variedades de mandioca. Para isso, foram coletadas folhas de três genótipos (2011-02-12, 2011-02-43 e Santa Helena), das quais foi destacado para análise o folíolo central, dividido em três regiões: basal, mediana, apical. Após a dissociação da epiderme foi realizada contagem e medição dos tricomas de cinco campos de 1,37mm2 de cada região. Os tricomas que foram observados nas diferentes variedades de mandioca são do tipo tectores simples. Não foi observada diferença estatística entre as regiões analisadas na mesma variedade, porém, há diferença conforme a variedade avaliada. Foi observado 41,8; 1,5 e 0,2 tricomas na região mediana, com média de 415,4; 357,5 e 245,4?m de comprimento para 2011-02-12, Santa Helena e 2011-02-43, respectivamente. Este trabalho serve como subsídio à futuros estudos relacionando o número e tamanho de tricomas com a resistência da planta à mosca branca.
Thesagro: Mandioca
Data Created: 2016-02-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
00188.pdf400,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace