Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039770
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 4-Mar-2016
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: PEDROZO, C. A.
TONINI, H.
RESENDE, M. D. V. de
JORDAO, S. M. S.
Informaçães Adicionais: CASSIA ANGELA PEDROZO, CPAF-RR; HELIO TONINI, CPAMT; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF; SONIA MARIA SCHAEFER JORDAO, CPAF-RR.
Título: Repeatability of fruits and seeds production and selection of Brazil nut genotypes in native populations in Roraima.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: Revista Árvore, Viçosa, v. 39, n. 5, p. 863-871, 2015
Idioma: en
Palavras-chave: Melhoramento genético.
Conteúdo: Os objetivos deste estudo foram estimar coeficientes de repetibilidade de dois caracteres de produção em duas populações nativas de castanheira-do-brasil, determinar o número de anos de avaliações adequado para um eficiente processo de seleção, determinar a correlação fenotípica permanente entre os caracteres de produção e selecionar árvores promissoras nessas populações. As populações, localizadas na região do Itã (ITA) e na região do Cujubim (CUJ), ambas pertencentes ao Município de Caracaraí, Estado de Roraima - Brasil, foram constituídas por 85 e 51 árvores adultas, respectivamente. Cada árvore foi avaliada quanto ao número de frutos por planta (NFP) e peso fresco de sementes por planta (SWP), por oito (ITA) e cinco anos consecutivos (CUJ). As análises estatísticas foram realizadas segundo a metodologia de modelos mistos, utilizando-se o Software Selegen-REML/BLUP (RESENDE, 2007). Os coeficientes de repetibilidade foram baixos tanto para o NFP (0,3145 e 0,3269 para ITA e CUJ, respectivamente) quanto para o SWP (0,2957 e 0,3436 para ITA e CUJ, respectivamente). Em média, são necessários nove anos de avaliação para que sejam alcançados coeficientes de determinação superiores a 80%. Valores de correlação fenotípica permanente entre NFP e SWP acima de 0,95 foram obtidos nas duas populações. Apesar de ter sido possível identificar árvores com elevado número de frutos e peso de sementes, número maior de anos de avaliação é necessário para que o processo seletivo seja realizado de forma mais eficiente.
Thesagro: Recurso florestal
Melhoramento genético vegetal
Bertholletia Excelsa.
Ano de Publicação: 2015
ISSN: 0100-6762
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015cpamttoninirepeabilityfruitsspeedsproductionroraima.pdf605,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace