Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040373
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALLI, J.
SILVA, A. da
HOLSCHUCH, S. G.
BOURSCHEIDT, M. L. B.
GOMES, G. J.
DOMICIANO, L. F.
PINA, D. dos S.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: JOSIANA CAVALLI, UFMT; ANGÉLICA DA SILVA, UFMT; SOLANGE GARCIA HOLSCHUCH, UFMT; MAIRA LAÍS BOTH BOURSCHEIDT, UFMT; FAGNER JUNIOR GOMES, USP; LEANDRO FERREIRA DOMICIANO, UFMT; DOUGLAS DOS SANTOS PINA, UFMT; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Teor de fibra e digestibilidade in vitro da matéria seca de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema silvipastoril.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da zootecnia: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015. ZOOTEC.
Language: pt_BR
Keywords: Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Description: O teor de fibra e digestibilidade in vitro da material seca (DIVMS) das forrageiras são variáveis de grande interferência na produção animal e podem ser influenciados pelo nível de sombreamento do sistema. O objetivo com este trabalho foi avaliar teor de fibra e digestibilidade do capim Marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) em sistema silvipastoril. O delineamento foi inteiramente casualizado, em parcela subdividida, com quatro repetições. Os teores de FDN e FDA foram maiores no outono (63,4% e 30,8%) e menores para inverno e verão (59,0 e 27%). A DIVMS foi afetada pela interação estações do ano x face de exposição do renque de Eucalipto (P<0,05). Na face norte a digestibilidade foi maior para verão e outono (77,2%) e menor para inverno (75,3%). A face sul apresentou maior digestibilidade no verão (81%), e valor intermediário no outono (77%) com menor valor no inverno (71%). O teor de fibra e digestibilidade da forragem de capim Marandu em sistemas silvipastoris com renques espaçados de 30 metros e com árvores de até 9 metros varia em função da distância do renque, face de exposição e estação do ano.
Thesagro: Eucalipto
Materia seca
Brachiaria brizantha
Data Created: 2016-03-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015cpamtpedreiradigestibilidadebrachiariabrizanthamarandu.pdf695.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace