Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040563
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: AZEVEDO, R. V. de
FOSSE FILHO, J. C.
CARDOSO, L. D.
VIDAL JÚNIOR, M. V.
ANDRADE, D. R. de
Additional Information: RAFAEL VIEIRA DE AZEVEDO, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; JOÃO CARLOS FOSSE FILHO, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; LEONARDO DEMIER CARDOSO, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; MANUEL VAZQUEZ VIDAL JÚNIOR, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; DALCIO RICARDO DE ANDRADE, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Title: Suplementação com prebiótico, probiótico e simbiótico para juvenis de tambaqui e duas densidades de estocagem.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 51, n. 1, p. 9-16, jan. 2016.
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Prebiotic, probiotic and synbiotic supplementation in diets for juvenile tambaquis at two stocking densities.
Keywords: Mananoligossacarídeo
Mannan oligosaccharides.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação de rações, com prebiótico (mananoligossacarídeo), probiótico (Bacillus subtilis) e simbiótico, em juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum), em duas densidades de estocagem, quanto aos parâmetros de crescimento, utilização do alimento, sobrevivência e econômicos. Um total de 192 juvenis (2,4±0,2g) foi distribuído em 32 aquários (20L), em delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2x4, com quatro repetições, durante oito semanas. Testaram-se 0,35 e 1,05kgm-3 para a densidade de estocagem. A suplementação constituiu-se de: 2gkg-1 de prebiótico; 2gkg-1 de probiótico; 2gkg-1 de prebiótico +2gkg-1 de probiótico; e controle. Adensidade de estocagem não influenciou a sobrevivência dos peixes, embora tenha causado a redução dos parâmetros econômicos e de crescimento. A suplementação com probiótico e simbiótico aumentou o crescimento, melhorou a utilização do alimento e os parâmetros econômicos. A ração controle apresentou o menor índice de eficiência econômica, enquanto o maior índice foi obtido pelas rações suplementadas com simbiótico. Os parâmetros de crescimento, utilização do alimento e econômicos aumentaram com a suplementação com probiótico e simbiótico, em rações para juvenis de tambaqui, embora não haja efeito sinergístico entre o prebiótico e o probiótico avaliados.
Thesagro: Colossoma Macropomum.
NAL Thesaurus: Bacillus subtilis.
Data Created: 2016-03-11
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suplementacaocomprebiotico.pdf462,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace