Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040569
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANZOLIN, J. A.
TAKESHITA, V.
IKEDA, F. S.
GUIMARÃES, A. C. D.
Additional Information: JÉSSICA APARECIDA ANZOLIN, UNEMAT; VANESSA TAKESHITA, UNEMAT; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; ANA CAROLINA DIAS GUIMARÃES, UFMT.
Title: Profundidade de semeadura na emergência do capim colchão.
Publisher: In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE PLANTAS DANINHAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO TROPICAL, 1.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL AMAZÔNICO SOBRE PLANTAS DANINHAS, 4., 2015, Sinop. Anais... Sinop: Embrapa Agrossilvipastoril, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Digitaria ciliar
Description: Para a elaboração de estratégias racionais de manejo das plantas daninhas o conhecimento científico sobre a biologia dessas espécies relacionada à profundidade máxima de emergência proporciona a interpretação do comportamento ecológicos das espécies no campo, permitindo a adoção de práticas adequadas de manejo, incluindo práticas não-químicas. Deste modo, o trabalho objetivou avaliar a emergência de plântulas de Digitaria ciliares L., conhecido como capim-colchão, em diferentes profundidades de semeadura. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) onde os tratamentos consistiram em diferentes profundidades de semeadura (0, 0,5, 1,0, 2,0, 4,0, 8,0 e 10 cm). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, sendo três repetições e sete tratamentos. Cada parcela foi composta por um vaso com capacidade de 2,5 L de capacidade, preenchido com Latossolo Vermelho Amarelo distrófico de textura argilosa, acrescida de 25 sementes distribuídas nas profundidades pré-determinadas. As avaliações de emergência das plântulas foram realizadas diariamente durante 28 dias, sendo avaliado o índice de velocidade de emergência (IVE) e a porcentagem de emergência, sendo todos os dados submetidos à aplicação do teste ?F? na análise da variância e as médias analisadas e comparadas por meio do teste de ?Tukey? a 5% de probabilidade. A emergência das plântulas de capim-colchão é influenciada de forma exponencial decrescente pela profundidade de semeadura dos propágulos no substrato, havendo alta emergência das plântulas quando as sementes foram depositadas na superfície e baixa emergência quando submetidas de 0,5 a 10 cm de profundidade. Em superfície (0 cm) a emergência das plântulas foi favorecida, de maneira que as médias atingiram cerca de 86% de emergência, entretanto nas demais profundidades os valores foram abaixo de 21%. Conclui-se que o capimcolchão (D. ciliaris L.) apresenta maior emergência em superfície.
Thesagro: Digitaria
Data Created: 2016-03-11
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015cpamtikedaprofundidadesemeaduracapimcolchao.pdf179,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace