Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041293
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Algodão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 17-Mar-2016
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: BORTOLI, S. A. DE
DIAS, L. S.
TAKAHASHI, R.
MIRANDA, J. E.
BORTOLI, C. P. DE
Informaçães Adicionais: SERGIO ANTONIO DE BORTOLI, UNESP; LUCIANE SANDRINI DIAS, USP - RIBEIRÃO PRETO; ROQUE TAKAHASHI, UNESP; JOSE EDNILSON MIRANDA, CNPA; CAROLINE PLACIDI DE BORTOLI, UNESP.
Título: Efeito de vitaminas e esterol como aditivos foliares no desenvolvimento de Bombyx mori L. e influência do modo de aplicação.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v. 81, n. 1, p. 55-61, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Acetato de retinol
Bicho-da-sede.
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos e os métodos de aplicação dos aditivos foliares decanoato de nandrolona (esteroide anabolizante) a 0,5%, ácido ascórbico (vitamina C) a 0,5%, palmitato de retinol (vitamina A) a 0,5% e acetato de retinol (vitamina A) a 1,0% em alguns parâmetros biológicos do bicho-da-seda. No experimento do modo de aplicação (pulverização foliar antes do fornecimento, depois do fornecimento e por imersão antes do fornecimento) foram utilizados: decanoato de nandrolona 0,5%; ácido ascórbico 0,5%; e palmitato de retinol 0,5%. No ensaio de desenvolvimento do inseto foram avaliados: duração e viabilidade larval; peso de casulo; taxa de encasulamento; teor líquido de seda; longevidade de adultos; número de ovos por fêmea; e duração do período de subida ao bosque. Para o modo de aplicação determinaram-se: ganho de peso, comprimento, diâmetro do tórax e diâmetro do abdome de lagartas de 5º ínstar, assim como comprimento, diâmetro e peso de glândula sericígena. Os resultados mostraram que, apesar de o ácido ascórbico proporcionar os melhores valores para o desenvolvimento corpóreo das lagartas, este não corresponde a incrementos significativos na produção; o palmitato de retinol não melhora o desenvolvimento das lagartas; o acetato de retinol e o palmitato de retinol prolongam o período larval, sem, no entanto, alterar significativamente os parâmetros de produção; a imersão de folhas antes do fornecimento às lagartas é mais viável para a aplicação dos aditivos.
Thesagro: Vitamina A
Bombyx mori
Esteroide
Vitamina C
Lagarta.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeitodevitaminaseesterol....pdf648,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace