Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041351
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARDALES, N. G.
MIRANDA, E. M. de
AMARAL, E. F. do
OLIVEIRA, C. H. A. de
SILVA, K. W. F. da
Additional Information: Nilson Gomes Bardales, Bolsista de DCR do CNPq/FAPAC; ELIAS MELO DE MIRANDA, CPAF-AC; EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-AC; Charles Henderson Alves de Oliveira, Instituto de Mudanças Climtáticas do Acre; Keroly Wenancy Figueira da Silva, Universidade Federal do Acre.
Title: Mapeamento e classificação de solos na microbacia do Igarapé Paciência, Assis Brasil e Brasiléia, Estado do Acre.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. Anais... Natal: SBCS, 2015.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Mapeamento
Classificação
Estratificação
Semi-detalhe
Modelo digital de elevação
Igarapé Paciência
Assis Brasil (AC)
Brasiléia (AC)
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: Este trabalho apresenta o mapeamento e a classificação de solos em nível semi-detalhado (1:50.000) para fins de identificação das unidades de mapeamento e classificação de solos. Tendo o solo como melhor estratificador de ambientes, pode-se conhecer de forma detalhada a distribuição das classes de solos da microbacia do Igarapé Paciência e inter-relacioná-los com as características de sua paisagem, além de diagnosticar suas potencialidades e restrições para fins de uso da terra, que pode ser uma alternativa de estudos de pedopaisagem para região amazônica. Na área de estudo localizada na regional do Alto Acre, municípios de Assis Brasil e Brasiléia, foram delimitadas 14 unidades de mapeamentos em posições distintas na paisagem, descrevendo fisica, quimica e morfologicamente 07 perfis e 20 amostras extras com auxílio de imagens de radar ASTER com pixel de 30 m, imagens de satélite Landsat do ano de 2014 e base cartográfica do ZEE Fase II. Foram descritas e mapeadas três principais ordens de solos, Argissolos, Plintossolos e Latossolos, com domínio dos Argissolos Vermelho-Amarelos que representam 51% da área, ou seja, 1.154 ha. Estes solos apresentam boa profundidade efetiva, mas com sérios riscos à erosão devido à estrutura e a textura arenosa/média.
Thesagro: Microbacia
Solo.
Data Created: 2016-03-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25978.pdf467,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace