Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046371
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 6-Jun-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, M. K. M.
MONTEIRO, V. M. D.
VASCONCELOS, S. S.
RODRIGUES, S. J. S. de C.
Informaçães Adicionais: Maryelle Kleyce Machado Sousa, BOLSISTA PIBIC; Valdir Mario Dias Monteiro, MESTRANDO UFRA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; Saime Joaquina Souza de Carvalho Rodrigues, MESTRANDA UFRA.
Título: Variabilidade espacial do estoque de raízes finas em cultivo de palma de óleo em sistemas agroflorestais na Amazônia Oriental.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Variabilidade espacial.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar o estoque de raízes finas (<2mm) com uma variabilidade espacial e distribuídas horizontalmente em três cultivos de palma de óleo (Elaeis guineensis), sendo dois em sistemas agroflorestais (SAF?s) e em um cultivo convencional. O estudo foi realizado no município de Tomé-Açu (PA), em área de agricultor familiar. As amostras foram coletadas entre 0 e 10 cm através de um trado com as dimensões de anel de 10 cm de profundidade e com um diâmetro de 5 cm, em diferentes locais e distâncias da planta. Os locais foram: entre saf?s, entre plantas e entre o carreador, e as distâncias foram: 0,6; 1,2; 2 e 4m. Em seguida, foram lavadas com água corrente sobre peneiras de 2 e 1 mm, nessa ordem, para retirada de partículas de solo e separadas nas classes de diâmetro: &#8804;2,0; 2,1-5,0 e 5,1-10,0. Depois foram secas em estufa (65 ºC, 48 h) e pesadas. Grande parte da biomassa de raízes, foi encontrada na primeira distância da planta, nas outras distâncias houve um decréscimo na biomassa de raízes, evidenciando uma distribuição horizontal decrescente.
Thesagro: Agricultura Familiar
Sistema de Cultivo.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
151.pdf210,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace