Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046371
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 6-Jun-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, M. K. M.
MONTEIRO, V. M. D.
VASCONCELOS, S. S.
RODRIGUES, S. J. S. de C.
Informaçães Adicionais: Maryelle Kleyce Machado Sousa, BOLSISTA PIBIC; Valdir Mario Dias Monteiro, MESTRANDO UFRA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; Saime Joaquina Souza de Carvalho Rodrigues, MESTRANDA UFRA.
Título: Variabilidade espacial do estoque de raízes finas em cultivo de palma de óleo em sistemas agroflorestais na Amazônia Oriental.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agricultura familiar
Sistema de cultivo
Variabilidade espacial
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar o estoque de raízes finas (<2mm) com uma variabilidade espacial e distribuídas horizontalmente em três cultivos de palma de óleo (Elaeis guineensis), sendo dois em sistemas agroflorestais (SAF?s) e em um cultivo convencional. O estudo foi realizado no município de Tomé-Açu (PA), em área de agricultor familiar. As amostras foram coletadas entre 0 e 10 cm através de um trado com as dimensões de anel de 10 cm de profundidade e com um diâmetro de 5 cm, em diferentes locais e distâncias da planta. Os locais foram: entre saf?s, entre plantas e entre o carreador, e as distâncias foram: 0,6; 1,2; 2 e 4m. Em seguida, foram lavadas com água corrente sobre peneiras de 2 e 1 mm, nessa ordem, para retirada de partículas de solo e separadas nas classes de diâmetro: &#8804;2,0; 2,1-5,0 e 5,1-10,0. Depois foram secas em estufa (65 ºC, 48 h) e pesadas. Grande parte da biomassa de raízes, foi encontrada na primeira distância da planta, nas outras distâncias houve um decréscimo na biomassa de raízes, evidenciando uma distribuição horizontal decrescente.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace