Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046372
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 6-Jun-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARVALHO, W. R. de
VASCONCELOS, S. S.
SOUZA, C. M. de A.
SILVA, I. do S. R. da
SOUSA, M. K. M.
MONTEIRO, V. M. D.
Informaçães Adicionais: Walmir Ribeiro de Carvalho, DOUTORANDO UFRA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; CLEO MARCELO DE ARAUJO SOUZA, CPATU; Ivana do Socorro Reis da Silva, GRADUANDA UFRA; Maryelle Kleyce Machado Sousa, GRADUANDA UFRA; Valdir Mario Dias Monteiro, MESTRANDO UFRA.
Título: Densidade aparente do solo em diferentes sistemas de uso e manejo do solo na Amazônia Oriental.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Áreas degradadas
Palma de óleo.
Conteúdo: A crescente expansão da palma de óleo na Amazônia Oriental com a função de recuperar áreas degradadas juntamente com sistemas agroflorestais vem sendo sugerida como uma das formas de recuperar as condições físicas do solo, porém há reduzidos estudos no Nordeste do Pará em relação a densidade do solos. O objetivo desta pesquisa é mensurar a densidade em diferentes sistemas de uso do solo na Amazônia Oriental. O estudo foi realizado no Nordeste do Pará, município de Tomé-Açu, Latossolo Amarelo distrófico em experimento conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, assim como em sistemas vizinhos ao experimento, foram utilizados cinco diferentes sistemas de uso do solo e comparados com floresta de 13 anos. Em todos os sistemas foram abertas trincheiras, amostras indeformadas para determinação da densidade do solo foram coletadas em diferentes profundidades. A densidade do solo foi determinada pelo método do anel volumétrico. Os resultados apontam para densidades elevadas no sistema de pastagem nas primeiras camadas do solo, porém a partir dos 10 cm de profundidade está vai diminuindo, o que indica que o preparo de área não foi realizado com maquinas pesadas. Já os sistemas de palma de óleo com preparo mecanizado sofreram adensamento significativo na camada de 0-5 cm, sistemas agroflorestais regionais (SAFTA) mostraram-se eficiente na recuperação de áreas degradadas podendo ser indicado como sistemas recuperadores de uma das propriedades física do solo.
Thesagro: Latossolo Amarelo
Solo.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
152.pdf142,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace