Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046845
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: DALANHOL, S. J.
NOGUEIRA, A. C.
GAIAD, S.
KRATZ, D.
Additional Information: SAMANTA JAQUELINE DALANHOL, Doutoranda da UNESP; ANTONIO CARLOS NOGUEIRA, UFPR; SERGIO GAIAD, CNPF; DAGMA KRATZ, Doutoranda da UFPR.
Title: Efeito de fungos micorrízicos arbusculares e da adubação no crescimento de mudas de Eugenia uniflora L., produzidas em diferentes substratos.
Publisher: Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 38, n. 1, p. 117-128, fev. 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Vermicomposto
Casca de arroz carbonizada
Carbonized rice hulls
Description: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), da adubação e da composição do substrato no crescimento de mudas de Eugenia uniflora. As sementes foram germinadas em vermiculita média e repicadas para tubetes (100 cm3) contendo substratos à base de vermicomposto e casca de arroz carbonizada e, como controle, utilizou-se do substrato comercial à base de casca de pínus. Estes substratos foram testados com e sem inoculação micorrízica, adicionada ao substrato, como também se testaram a presença e a ausência de adubação de cobertura. Foram analisadas as propriedades físico-químicas dos substratos formulados. Avaliaram-se a altura, o diâmetro do colo, a agregação das raízes ao substrato, a biomassa seca aérea, a biomassa seca radicial e foram determinados a relação entre altura e diâmetro do colo e o índice de qualidade de Dickson. A inoculação com FMAs não influenciou no crescimento das mudas, enquanto a interação entre substratos e adubação foi significativa para a maioria das variáveis. A ausência de resposta aos FMAs foi, provavelmente, devido às altas concentrações de fósforo nestes substratos. Concluiu-se que o substrato à base de vermicomposto e casca de arroz carbonizada, na proporção de 20/80, pode ser utilizado na produção de mudas desta espécie.
Thesagro: Eugenia uniflora
Pitanga
Espécie nativa
Micorriza
Adubação
NAL Thesaurus: Mycorrhizal fungi
Vermicomposts
Data Created: 2016-06-13
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016S.GaiadRBFEfeitofungos.pdf895,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace