Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046901
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PEREIRA, S. G.
GUILHON, G. M. S. P.
SANTOS, L. da S.
PACHECO, L. C.
CANTANHEDE FILHO, A. J.
SOUZA FILHO, A. P. da S.
Additional Information: Sinval Garcia Pereira, UFMA; Giselle Maria Skelding Pinheiro Guilhon, PÓS-GRADUANDA UFPA; Lourivaldo da Silva Santos, PÓS-GRADUANDO UFPA; Luidi Cardoso Pacheco, PÓS-GRADUANDO UFPA; Antônio José Cantanhede Filho, PÓS-GRADUANDO UFPA; ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU.
Title: Fitotoxicidade da fase orgânica e do composto majoritário obtidos da polpa dos frutos de Crescentia cujete L. (Bignoniaceae).
Publisher: Biotemas, v. 28, n. 4, p. 51-59, dez. 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Extrato etanólico
Germinação de sementes.
Description: Avaliou-se a itotoxicidade do extrato etanólico (CETOH), da fase orgânica (CEA) e do composto majoritário, o ácido (E)-cinâmico (AC), obtidos da polpa dos frutos da espécie popularmente conhecida como cujuba, cuieira e/ou cabaça (Crescentia cujete L.) sobre a inibição da germinação de sementes, desenvolvimento do hipocótilo e radícula das plantas invasoras Senna obtusifolia (L.) Irwin & Barneby (mata-pasto) e Mimosa pudica Mill. (malícia). A fase orgânica na concentração de 0,5% inibiu em 100% a germinação das sementes das duas plantas invasoras. O AC que foi obtido da fase orgânica inibiu a germinação das sementes de S. obtusifolia em 95% e de M. pudica em 99% na concentração de 0,1%, com concentração (%) tóxica para inibição de 50% (CI50) da germinação das sementes iguais a 0,063 e 0,037%, respectivamente; e nos bioensaios de crescimento de plântula, o AC foi mais eiciente sobre a radícula da planta S. obtusifolia (com CI50 igual a 0,009%) e para a planta M. pudica os valores de CI50 foram de 0,097% e 0,117% para a radícula e hipocótilo, respectivamente. Essa pesquisa reforça o potencial itotóxico do ácido (E)-cinâmico, veriicado inicialmente na fase orgânica em acetato de etila (CEA) rica nesse fenilpropanoide.
Thesagro: Ácido.
Data Created: 2016-06-13
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BiomasV28N4.pdf531.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace