Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1046990
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Ocidental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MEIRELLES, A. C. de
LOURENCO, J. N. de P.
LOURENÇO, F. de S.
MATOS, A. de O.
SILVA, R. L. da
Additional Information: Augusto Cruz de Meirelles; JOSE NESTOR DE PAULA LOURENCO, CPAA; Francisneide de Sousa Lourenço; Adinã de Oliveira Matos; Roberto Lima da Silva.
Title: Manejo de variedades tradicionais de mandioca (Manihot sculenta CRANTZ) por comunidades tradicionais da região do Baixo Amazonas.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 9., 2015, Belém, PA. Resumos... Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Agricultores familiares
Pesquisa participativa
Agroecossistemas
Material genético
Description: Este trabalho teve por objetivo pesquisar as variedades tradicionais de mandioca cultivadas pelos agricultores familiares da região do Andirá, e das praticas de manejo das sementes. Foram utilizadas as metodologias da Pesquisa Qualitativa, e participativa em Agroecologia e do Diagnóstico Rural Participativo para caracterizar os agroecossistemas, como o diálogo semiestruturado, o mapa cognitivo, calendário sazonal, questionários semiestruturados e a caminhada transversal que contribuíram para um entendimento da realidade da comunidade. Uma quantidade significativa de variedades tradicionais de mandioca é manejada pelos agricultores e têm contribuído para a alimentação e geração de renda para as famílias. O cultivo continuado das variedades de mandioca e a troca de sementes entre os agricultores e outras comunidades favorecem a conservação e diversificação do material genético nos agroecossistemas.
Data Created: 2016-06-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18003778351PB.pdf283,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace