Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047770
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 23-Jun-2016
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: BRITO, L. G.
BARBIERI, F. da S.
OLIVEIRA, M. C. de S.
HUACCA, M. F.
Informaçães Adicionais: LUCIANA GATTO BRITO, CPAF-RO; FABIO DA SILVA BARBIERI, CPAF-RO; MARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE; Maribel Funes Huacca, UNIR.
Título: Diagnóstico de resistência às bases carrapaticidas em populações do carrapato dos bovinos.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: VERÍSSIMO, C. J. (Org.). Resistência e controle do carrapato-do-boi. Nova Odessa: Instituto de Zootecnia, 2015. p. 2 - 28.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Carrapato dos bovinos
Pesticidas
Tickborne diseases.
Conteúdo: Os programas de controle direcionados aos parasitas ainda exigem a utiliza- ção de produtos químicos para maior estabilidade operacional das ações de controle e o uso de carrapaticidas químicos é a principal ferramenta de controle para as infestações do carrapato dos bovinos. A correta escolha de princípios ativos capazes de controlar as infestações nos rebanhos é uma necessidade premente, devido ao rápido surgimento e estabelecimento de populações de carrapatos resistentes. A utilização de técnicas fenotípicas de avaliação in vitro da suscetibilidade de carrapatos às bases pesticidas são ainda o método mais prático e de maior aceitação para se diagnosticar e mensurar o grau da resistência às bases carrapaticidas nas populações, porém provas diagnósticas moleculares estão sendo desenvolvidas e utilizadas para a identificação de populações do carrapato dos bovinos resistentes às principais moléculas utilizadas em seu controle. A rápida e acurada identificação da resistência à pesticidas nas populações do carrapato dos bovinos deve ser considerada como uma demanda prioritária para reduzir a dependência química relacionada ao controle das infestações, mitigar a contaminação ambiental determinada pelos pesticidas e eliminar a presença de resíduos parasiticidas nos alimentos. Lembrando que, a identificação de produtos de degradação de fármacos parasiticidas em produtos de origem animal se apresenta como uma barreira não tarifária que será cada vez mais explorada pelo competitivo mercado internacional de produtos cárneos e lácteos.
Thesagro: Parasito de animal
Resistência a Pesticida.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiagnosticoderesisteenciaLucianaGatto.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace