Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1049243
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 20-Jul-2016
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: AMARAL, T. A.
LIMA, A. C. R. de
ANDRADE, C. de L. T. de
SILVA, S. D. dos A. e
Informaçães Adicionais: TALES ANTÔNIO AMARAL, UFPel; ANA CLÁUDIA RODRIGUES DE LIMA, UFPel; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; SERGIO DELMAR DOS ANJOS E SILVA, CPACT.
Título: Parametrização e avaliação do modelo CSM-Ceres-Maize para cultivares de milho recomendadas para a microrregião de Pelotas, RS.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 14, n. 3, p. 371-391, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Modelagem
DSSAT
Conteúdo: Os objetivos deste trabalho foram parametrizar o modelo CSM-CERES-Maize para diferentes cultivares e avaliar o desempenho das simulações do modelo. Para a parametrização do modelo, foi conduzido ensaio irrigado, na estação experimental da Embrapa Clima Temperado, localizada no município de Pelotas, RS, onde foram utilizadas as cultivares Amarelão, AL 30, AG 5011 e AG 122. Um segundo ensaio, em regime de sequeiro, com as cultivares Amarelão e AL 30, foi conduzido para se avaliar a capacidade preditiva do modelo em Canguçu, RS. A qualidade das simulações foi avaliada estatisticamente empregando-se o índice ?d? de concordância e o quadrado médio do erro, RMSE. Valores de RMSE e de ?d? indicaram simulações de boa qualidade e adequado índice de concordância para a simulação da produtividade de grãos nos ensaios de parametrização e avaliação do modelo. Os melhores valores de RMSE e de ?d? para a fitomassa seca da parte aérea foram observados para a cultivar AG 5011 no ensaio de parametrização e para a variedade AL 30 no ensaio de avaliação do modelo. Nos ensaios, para todas as cultivares, as simulações do número de folhas foram consideradas excelentes.
Thesagro: Agricultura familiar
Zea mays
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parametrizacaoavaliacao.pdf863,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace