Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1049314
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Jul-2016
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ANDZEIEWSKI, S.
GUINDANI, A.
NONDILLO, A.
BUENO, O
FAJARDO, T. V. M.
BOTTON, M.
Informaçães Adicionais: Simone Andzeiewski, Mestranda-UFPel, CEP 96010-900 Pelotas, RS. simoneandzeiewski@yahoo.com.br; Aline Guindani, Graduanda UCS, CEP 95705-266.Bento Gonçalves, RS. aline_guin@hotmail.com; Aline Nondillo, Pós doc Fapergs, Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS. alinondillo@gmail.com; Odair Bueno, Professor UNESP, CEP 13506-900 Rio Claro, SP. odaircb@ur.unesp.br; THOR VINICIUS MARTINS FAJARDO, CNPUV; MARCOS BOTTON, CNPUV.
Título: Efeito de iscas tóxicas no controle de Linepithema micans e estabelecimento de metodologia para estudos de dispersão da espécie na videira.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14. ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 10., 2016, Bento Gonçalves. Resumos...Bento Gonçalves, RS: Embrapa uva e Vinho, 2016. p. 78.
Idioma: pt_BR
Notas: (Embrapa Uva e Vinho. Documentos, 99)
Palavras-chave: Iscas tóxicas
Linepithema micans
Dispersão da espécie
Formiga dispersora
Pérola-daterra
Videira.
Conteúdo: Linepithema micans é a principal espécie de formiga dispersora da pérola-daterra. Uma alternativa para reduzir a infestação da cochonilha é o controle da formiga. Aplicações de iscas tóxicas a base de hidrametilnona na dose de 450g/ha/semana por 19 semanas foram eficazes no controle dos insetos. No entanto, a necessidade de aplicação semanal é demandante de mão de obra inviabilizando o emprego prático da tecnologia. Uma estratégia para definir a densidade de porta iscas/área é o conhecimento do raio de forrageamento das operárias. Nesse trabalho foi avaliado o efeito da redução do número de aplicações de iscas tóxicas para o controle dos insetos e ajustado um protocolo para estudar a dispersão de L. micans
Thesagro: Cochonilha
Formiga
Inseto.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc99Andseiewskip78.pdf11,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace